• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

terça-feira, 23 de junho de 2009

A crise do herói




Num dos filmes da saga Homem Aranha, o personagem Peter Parker entra em crise pois não sabe mais se realmente é um herói ou um vilão.No filme Batman - The Dark Knight, o vilão coringa faz o protagonista se perguntar o que é realmente certo.

A questão é : VOCÊ é
bom ?

Lhes colocarei a par de meus ultimos dias, e verão o quão dificil se torna a questão :

Sábado, 16:15:

"
Tinha sido só uma avaliação do curso, aonde eu colocara que as aulas eram boas mas a turma estava desanimada.Era uma avaliação minha, pessoal.No outro dia, a coordenadora havia ligado para mim, questionando, se o problema era a professora.Disse que não, que a professora era boa...ela encerrou a conversa com um tom de quem não estava convencida.Me senti mal.Gostava da professora, não queria que ela fosse prejudicada.Neste sábado, ela estava lá, meio triste.Deu a aula bem como sempre, mas no final perguntou o que poderia melhorar em sua aula.Para cada um.Apenas sugeri a leitura de mais livros.Ela agradeceu demoradamente...olhando pra mim.Mas não com raiva.Era uma espécie de real agradecimento, mas com um pouco de vergonha...ela é uma pessoa boa, e acho que a prejudiquei com alguém.Deus, como pude ?!"

Domingo, 15h30 :

"Eu estava ali, jogando videogame.Entretido.O filho do pedreiro passou rápido pelo corredor.Voltou alguns passos.Um olhar timido e rápido para o controle.Sensação de embrulho tomando conta do estômago.Me lembrei da cena uma vez no trem, o pai dando um brinquedo tosco feito de papelão para o filho, que não parecia nem um pouco animado. Me cortou o coração.Ja fui pobre daquele jeito.Sei como é.Na época eu tive vontade falar com ele, pegar o telefone, para dar algo que eu pudesse, sei lá, um mp4 ou algo do tipo.Mas não consegui.Não consegui...e agora, aquela sensação.Desliguei o videogame, peguei o livro, desci para sala de jantar.Esperei o sufoco passar."

Segunda Feira, 23h

"Liguei o computador pra ver o problema da senha.Aquilo já estava me irritando.Tinha certeza, minha mãe que era o erro.A senha estava clara : linux.l-i-n-u-x.A mesma de sempre.Qual o problema ? Ela veio e se postou ao meu lado.Explicou o que eu já sabia.Então, com toda a certeza do mundo, eu fui lá e digitei linux e...erro.O que ? Erro ? redigitei, o caps lock deveria estar ligado.Putz, a senha estava errada mesmo...alterei errado. A culpa era minha.Troquei e deu certo.Minha mãe agradeceu gentilmente e foi se deitar.E eu fui tão ríspido em minha arrogância...entrei e vi um recado de meu caro amigo.Pedia urgência em contato.Liguei preocupado, conversamos.Marcamos de nos ver no outro dia.Pelo menos assim posso apagar um pouco de minha falta de compaixão"

Terça feira, 15h50


"Não havia dado certo o encontro para conversar com ele, mas ainda assim não me senti irritado ou mal por ter saído da faculdade e ter ido até lá falar com ele ás nove da matina.Fui por que era meu amigo e pronto.Estava ali no ônibus, me sentindo bem com a nova camisa polo e o óculos aviador, aquele que não deixa as pessoas me verem as observando.Dei o sinal, uma garota também.A deixei descer primeiro.Então vi dois individuos do tipo favelado que quer pagar de rico que frequenta balada (não sei se a tentativa de cópia ou o original é pior) falando gracinhas para a garota, gracinhas bem grosseiras.Segui meu caminho quando um dos dois se colocou na frente para continuar secando a parte inferior da garota.Não parei minha trajetória.Esbarrei no mais favelado.Os dois pararam, o favelado mor disse algo do tipo "vem pra cima".O sol estava forte, os carros passavam zunindo.Qual a probabilidade da cabeça dele ser esmagada e o sangue dele jorrar feito água da fonte se eu o empurrar alguns centimentros para essa simpática avenida ?, pensei.Continuei andando, mas pela primeira vez na minha vida desde que a possiblidade de briga estava presente, não sentia nem um pouco de medo.Sentia um ódio.Um ódio acumulado.Guardado.Das pessoas.De quem me fez sofrer.Poderia fazer todas as visceras dos dois explodirem em tumores congenitos, e suas bocas gritarem de dor repentina e incontrolável.Ah, poderia sim.Mas continuei.Fui trabalhar.Me senti mal.Ah, você não era assim garoto...será mesmo que vai se tornar que nem os que lhe fizeram mal ?"

Essa é minha mente.Isso é o que sou.Um protótipo de pessoa boa com um coração negro nas mãos.E você, caro leitor ?

Você é bom ?

2 comentários:

Bru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirella disse...

Tô boba. Você escreve muito bem :) Passou um filme na minha cabeça. Somos mil pessoas em uma só. Cada momento tem uma reação diferente - e, por vezes, incontrolável -. Pensamentos macabros, quando rondam nossa cabeça, algo nos trazem. Pode ser um aprendizado, ou um sentimento escuro. Cabe a nós escolher a qual dos dois se entregar: ao aprendizado, ou à escuridão. Isso é o que define se uma pessoa é boa, ou não. Eu quase sempre escolho a evolução: tenho fome de aprender. QUASE sempre. Nunca vou saber lhe responder se sou uma pessoa boa. Mas, das coisas que aprendi com meus pensamentos negros, a maior delas é que a dor não é o que escolhe o nosso destino. A perseverança é quem se encarrega disso.
N-E-V-E-R give up on ur dreams :*