• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A beleza está nos olhos de quem vê








No filme "A Lista de Schindler", há uma cena na qual uma garota passa com o vestido vermelho em meio ao caos e a destruição da guerra.A cena chama o fato por ser a unica colorida do filme, e pelo contraste maior ainda da situação.

Há algum tempo atrás, eu comecei a ver uma beleza imensa nas coisas.Eu gostava de ver o avô com a criança, as arvores no outono, o por-do-sol, a conversa entre duas pessoas.Me dava uma sensação profunda tudo aquilo.Eu me sentia parte da vida, e a vida fazia parte de mim.

Veio uma época diferente, então, e tudo pareceu cinza, e as coisas se tornaram sem brilho, me senti um cego.Tudo que olhava era escuro.Tudo que tocava era frio e estranho.Dava cada passo sem saber ao certo o que iria ocorrer.O medo habitava meu caminho, e a dor era a única companhia, que gritava : "Idiota! Perdedor! Inútil!".

Mesmo no vale das trevas, sempre houve aquele impulso de tentar voar novamente.Ás vezes, mesmo com suas cruzes para carregar, os amigos vieram, deram seus conselhos, se importaram e tentaram me carregar.Em vão, boa parte, pois embora eu pudesse sentir o calor de seus sentimentos, as correntes que me prendiam eram de minha própria vontade.Tudo aquilo que eu não aceitava, tudo aquilo que eu renegava, a falta de amor próprio, a idolatria desnecessária de falsas pessoas, tudo estava ali, me prendendo ao lodo, enquanto o tempo chicoteava incessantemente minha face, mostrando que iria passar por cima e aumentar o peso do meu arrependimento sem demonstrar piedade.

Tenho renascido - de novo - e embora as marcas de certos fatos ainda sejam dolorosas, não tenho mais medo.Não sou mais tão cego, já passo a enxergar as coisas com maior nitidez, não com a cor viva que tinham antes, mas as vejo ainda assim.

Meu coração voltou a pulsar novamente.Os olhos voltaram a se abrir, os punhos se abriram e os dentes pararam de ranger.Estou voltando a ter aquela vontade de gritar "Liberdade!", de conquistar o mundo, de me sentir bem novamente.Já volto a sentir um certo calor em vez de tristeza quando chego próximo de alguma garota.O equilíbrio tem voltado a mim.Fantasmas ainda existem, é fato.Mas eu tenho anos pela frente, tenho coisas a fazer.Não posso me prender a possibilidade de cruzar com tal pessoa ou passar por tal situação e me fechar por isso.Se alguém quiser enfiar a espada aqui, vem com tudo então, bastardo.Eu não tenho nada a perder.Passo a lutar não pelo título de doutor, ou para ter o carro do ano.Luto pela sobrevivência.Sobrevivência da alma.

E após este breve depoimento, é que entro no assunto principal, que já é quase conclusão.

O mundo está saturado de superficialidade.Só se vê beleza no garoto de alargador e camiseta de marca, ou na garota de cabelo liso e seios avantajados.Não se valoriza mais o cara legal e esforçado.Não se liga mais para a garota que quer ter algo sério.O bonito é estético.Aliás, o bonito é cada um quem define, mas isso se refere ás pessoas de opinião e cérebro.Para a grande massa, fica o instinto de rebanho.O que um usa, todos usam.O que um faz, todos fazem.

Eu vejo pessoas lindas na rua.Mas que tem um ar arrogante, ou esnobe.É dificíl achar uma pessoa bonita que seja educada, gentil, culta e solteira.(Geralmente quando se acha, ela nem te percebe)

Por isso, fiz questão de jogar o amor em um barranco perto de casa, com a boca amarrada.No momento, é mais preocupante pra mim o surto de fome, AIDS, gripe suína, a crise mundial, as minhas notas na faculdade, a minha vontade de mudar as coisas e os meus amigos.

É melhor ver a beleza no perdão ao próximo (preciso perdoar, porra), no esforço em alcançar resultados, na vontade de vencer, do que na guria da esquina.Para mim a vida é eterna (alguns vão discordar, diferenças ideológicas, ignorem isso se quiserem, é só uma opinião), e se eu tiver tempo e dinheiro, vou fazer mochilão ouvindo The Scientist, e um dia pegar a estrada ouvindo Born to be wild.Tem muita merda para acontecer por aí, já pensou nisso ? Mortes de familiares, amigos, e tec.Te dá um arrepio só de pensar nisso, não dá ? Pois então mexa-se.Passe a ser alguém melhor do que um pedaço de carne.Seja belo.Não aos olhos do rebanho inútil.Mas aos olhos de quem merece.






(Esse texto ficou sem qualquer padrão literário, mas eu quero que se foda.Foi um meio-desabafo)




AD INFINITUMN

5 comentários:

Unknown disse...

Pra vc tbm seu nerd mala =D

Unknown disse...

huahuahu comentei no post errado =D

putresco disse...

Se não for um desabafo não é tão você. Tem que vir da alma!

Se importa se eu colocar isto na redação da FUVEST?



Seu caro raro leitor nºum.

Unknown disse...

As pessoas se perdem na superficialidade das coisas, mesmo. Esquecem de ver aquilo que realmente merece atenção.
Muita gente se importa muito mais com a capa do livro do que com o seu conteúdo.. Me alivia saber que ainda existem pessoas que enxergam o mundo na sua essência profunda, que habita nas coisas mais simples. Um sorriso, um abraço, uma conversa de madrugadas afora, cheia de coisa pra acrescentar à nossa alma (não é, Di?), a partilha de sentimentos, sejam eles quais forem. Riqueza e beleza material não traduzem aquilo que nosso espírito, de fato, é :]

Anônimo disse...

bom meio-desabafo!

alternando-se o colorido com o cinza... só assim chegamos a conclusões concretas... apenas ficando cegos, podemos dizer que um dia abrimos os olhos e vimos.

e viva a beleza aos olhos de quem merece!