• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

domingo, 11 de julho de 2010

Who's in control now, baby ?








"Aquele que reina sobre si próprio, e governa suas paixões, desejos e medos, é mais que um rei" (John Milton - Poeta Inglês)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quantas vezes, em sua vida, você teve a sensação de algo, ou várias coisas, estarem fora do seu controle ? Como se você tivesse dormido anos, e acordado agora com uma sirene tocando na sua cabeça em sinal de alerta ?! Várias vezes ? Poucas ? Nenhuma ?

Na realidade, esta pergunta não é tão útil.As pessoas reagem de formas diferentes á sensação de não ter mais domínio sobre a própria vida.Enquanto algumas ficam desesperadas (faço parte desse grupo, sou bonito, inteligente e estou no MSN ás quartas.Brincadeira.Mas eu faço mesmo.),outras simplesmente entendem isso como sinal de liberdade.


O ponto é : você tem real controle sobre você ?

É meio inquietante - perturbador, terrivelmente perturbador, na verdade - as coisas que podem acontecer quando você vai perdendo controle da sua vida.

Perdemos o controle por vários motivos :



1 - O Mal Shakespeariano (MS)


Você perde controle sobre você mesmo quando idealiza alguém e entrega seu coração a essa pessoa.Você passa a precisar da aprovação dela para se sentir alguém bom.Passa a depender da presença da pessoa em sua vida pra não se sentir incompleto e inseguro, e mesmo quando você tenta se divertir ou vai dormir, é nela que você pensa.Você pode estar rodeado de um milhão de dólares, que ainda assim não vai conseguir desviar por completo seu pensamento.

Por que isso ocorre ? Ah, vida tirana, és a dama de meu mal viver...

Porque o amor saudável é aquele causado pela admiração e respeito, e que consiste em querermos a pessoa junto a nós por isso, e NÃO porque precisamos dela para sermos felizes.O mal sheakspeariano sempre acontece quando idealizamos demais alguém.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"O auto-respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo."

(Abraham Lincoln)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muitos vão dizer "ah, mas se não idealizar não tem como não se apaixonar".Não mesmo ? Faz um teste.Tente conhecer alguém sendo apenas educado e analisando mentalmente as qualidades e defeitos, e "deixe rolar".Seja você mesmo e não espere NADA da pessoa.Difícil ? Então eu te digo, amigo : sem auto-disciplina, você não levantaria nem as seis da manhã em uma segunda feira chuvosa (como a de hoje, em que escrevo o post) pra trabalhar e estudar.Deixe de ser preguiçoso com sua própria vida.Faça um esforço pela sua própria felicidade.

E agora, eu pulo da ponte ? Oh vida desregrada, dos anéis de saturno as batatas amadas...

Não.

Ao idealizar alguém, partimos do conceito de que a pessoa é perfeita segundo aquilo o que nós desejamos que o outro alguém tenha, ou seja, esperamos ansiosamente que a pessoa satisfaça nossas necessidades e desejos.O correto é focarmos nossa vida em nossa própria evolução, de forma a nossos próprios atos e conquistas suprirem essa necessidade de outro alguém.

Se atualmente você não consegue ser realmente livre ou feliz por ainda gostar de alguém do passado, continue investindo pesado em você mesmo, assim, você aumenta o seu valor, e a pessoa com o tempo vai deixando de ser tão vital assim.

O importante não é esquecer a pessoa, mas sim tirá-la do pedestal que você colocou, e aprender a lição pra não fazer isso com mais ninguém.



2 - O Mal do Gato de Botas (MGB)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Não conseguimos nos elevar mais alto que nosso pensamento sobre nós mesmos."
(Orison Swett Marden
)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra forma bem est...ok, dizer que é uma forma estúpida é pleonasmo, porque abrir mão da sua vida sempre é uma atitude estúpida.

Outra forma comum de perder o controle das coisas na sua vida é assumir a imagem de coitado.





"Ah, eu estou gordo", "Ah, eu sou burro", "Ah, eu sou feio", "Ah, se não for com ela, não é com mais ninguém", "Ah, era tão importante pra mim...", "Ah, isso não muda, meu bem".

Eu sinto raiva só de ler essas frases.

Por que isso acontece ? Puta mundo injusto, meu.

Nós temos uma tendência ENORME de usar e abusar da auto-depreciação, principalmente quando estamos cansados de alguma coisa.Pior ainda se tivermos a sensação de ter sido rejeitados em qualquer coisa, seja lá amoroso ou profissionalmente.Basta uma pequena pontada de fracasso pra bater aquele vazio interior e aquela necessidade urgente de elogios e reconhecimentos, tudo pra você não ficar na fossa de novo.Logo, nos tornamos religiosamente sofredores, já que ficamos só esperando a aprovação dos nossos "donos", pra balançarmos nossos rabinhos e voltarmos á nossas pseudovidas.

Pare de entregar sua auto estima na mão de terceiros, porra.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Você deve começar a pensar em você mesmo como se tornando a pessoa que você quer ser."
(Stephen Vizinczey)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E agora, eu corto os pulsos ? Nem pra isso acho que sirvo.

Não.

Você deve vir aqui em casa, pra eu te cobrir de porrada.

Valorize-se.



3 - O Mal do Playboy Capitalista (MPC)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"O importante é isso: ser capaz a qualquer momento de sacrificar o que somos pelo que poderíamos nos tornar."

--Charles Du Bos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muitos dos pais entendem que se seus filhos tiverem uma vida melhor do que a deles, eles tiveram sucesso na criação dos mesmos.

Isso faz com que alguns cubram os filhos de coisas caras até mesmo na fase adulta.

Pô, brother, como é que isso foi acontecer ? Meu pai é empresário, pode resolver esse B.O...

Essa atitude dos pais ás vezes produz um certo tipo de pessoas.

Pessoas que não estão acostumadas a ralar pelo que querem ,e quando enfrentam um problema sério, simplesmente não tentam lutar, por achar que alguém vai resolver ou, pior e mais perigoso, por achar que manter o status e a aparência perante os outros é mais importante do que desenvolver os valores pessoais.

Não se esforçam realmente por nada que não seja apenas pra aumentar o próprio ego.São de pensamentos assim que nascem legiões inteiras de humanos vaidosos e sem grandes valores reais.

Logo, não é raro ver pessoas bem de vida roubando, usando drogas ou se suicidando.Perderam totalmente a noção e o controle das coisas e da própria vida.Prazer antes, caráter depois.

E agora, brother ? Eu te passo um cheque, pode ser ?

Não.

Ninguém precisa fazer cover de São Francisco de Assis, largar tudo que tem e partir pro ativismo, mas é bom que aprendam, de alguma forma, a importância da humildade e de não viver como se o mundo fosse acabar amanhã.

É recomendável para esse tipo de pessoa o encaminhamento ao trabalho voluntário.Assim, irá ajudar pessoas necessitadas, irá se aproximar e entender o sofrimento humano sem precisar sentir na pele, e o melhor, irá entender o valor do trabalho, já que trabalho voluntário NÃO é remunerado, tá ligado, bródi ?!

Faça isso antes que precise se internar por uso de crack ou engravide alguma desmiolada.



4 - O Mal do Biruta (MDB)



Tu sabe o que é um biruta ? É aquele boneco retardado que fica com os braços balançando.Geralmente consiste de algo feito de pano ou material sintético, leve, com uma máquina compressora no seu interior, de forma a produzir vento, balançando o boneco.Deu pra entender ? Não levo jeito pra ser Beakman.

O biruta está sempre totalmente descontrolado, embora mantenha a cara feliz sem nenhum motivo aparente e traga algo não muito honroso em sua estampa (Borracharia do Paulão - aceitamos todos os tipos de pagamento.Homem e mulher.)

Porque isso acontece ? (Parcelamos em 3 vezes.Nunes Chaveiros, aqui sua segurança vale ouro.Ou cobre, temos vários modelos)


Existe algo que os psicólogos chamam de supressão emocional.Supressão é quando a gente segura algum sentimento, porque entende que ele causaria estragos.É quando alguém cai no trabalho e seguramos a risada, por exemplo.

Supressão em excesso, ou supressão em falta, causam pessoas "birutas", sem controle das atitudes.

Veja esse trecho de uma matéria do IG :

"Os mais socialmente habilidosos entre nós – aqueles que projetam as emoções que querem, quando querem – não se misturam à estratégia de ninguém, argumenta Hofmann. Num artigo publicado no mês passado com Todd Kashdan, da Universidade George Mason, ele propôs que os pesquisadores da emoção adotem um questionário para mensurar três componentes da regulação: ocultar (ou seja, suprimir), ajustar (acalmar rapidamente a raiva, por exemplo) e tolerar (expressar abertamente a emoção).

“Cada uma dessas é uma estratégia valiosa, em diferentes situações”, explicou Hofmann. “As pessoas que enfrentam problemas socialmente, eu acredito, são aquelas que são inflexíveis. As que se prendem a apenas uma”.



É importante frisar o último trecho.Ele disse que existem três formas de regulação dos sentimentos, ou seja, três formas de conduta emocional.E que se mantivermos apenas uma, teremos problema.

Explicando melhor : quem é SEMPRE expansivo, embora faça muitas amizades, também se machuca demais, e quase sempre acaba falando mais do que deve.

Quem é SEMPRE controlado, quase nunca terá problemas de impulsividade, mas geralmente tem poucas amizades e sofre pra ser notado.

O correto é você dominar todos as condutas, e aplicá-las conforme a situação.Essa seria uma pessoa de saúde e controle psicológico perfeito.

Difícil, não ?






(Desculpem se o texto ficou meio desconexo em alguns trechos.Juro que não estou com mal de gato de botas).


AD INFINITUM

2 comentários:

Unknown disse...

"Porque o amor saudável é aquele causado pela admiração e respeito, e que consiste em querermos a pessoa junto a nós por isso, e NÃO porque precisamos dela para sermos felizes"

Não sei se você adivinhou, mas essa era a frase que eu PRECISAVA ler hoje.

...e todo o resto do post me acrescentou muita coisa à alma também...

...e eu to em ponto de explodir... preciso MUITO conversar com vc :T

Unknown disse...

Hummm. Agora me convido a um auto exame de meus males e meus bens. Preciso evoluir, preciso ser o Lucas que sonho ser, como Lucas Freiria. Gigante abraço, Diego!!