• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Lie to Me


"O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma." (Francis Bacon)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma vez eu estava no ônibus com amigos, e ao passar por uma propaganda enorme em um shopping, na qual um homem semi-nu fazia propaganda de uma marca de cuecas, uma conhecida disse "Uau !"

Um amigo meu, também presente, indagou : "O uau é pro cara ?"
Sim, era.

"Pois fique sabendo que a maioria desses caras são gays, que gostam de outros caras de cueca, e que não dariam bola pra você".

Algumas semanas depois, passei a notar que de fato, a grande maioria dos modelos famosos tinham histórias relacionadas a homossexualismo atreladas a suas vidas pessoais, e não pareciam vir de inveja ou algo assim.Tanto é que alguns até assumiam.Vide Ricky Martin...

Mas se um homem, hetero, que é o foco da marca da propaganda, ou uma garota, hetero, que idealiza modelos, soubessem que o modelo era gay, usariam a roupa e/ou ficariam babando pelo cara ?

No caso dos homens, pelo menos, posso afirmar porque sou um e vivo entre muitos, não, se sentiriam acuados a usar, porque a marca ficaria conhecida entre nosso meio como "a marca do cara gay".É fato.

Mas a marca tem todo um cuidado de passar uma imagem máscula, viril.Mesmo o modelo não sendo assim.

Porque ela pretende alcançar os objetivos dela.E pra isso, servem mentiras fabricadas.


Esse é o foco do post.


Mentira.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade." (Joseph Goebbels)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito da nossa visão moral da mentira e do quão ela é errada vem da educação que recebemos e dos exemplos que vimos.

Na minha visão, mentir é algo condenável.Não leva ninguém pro sofrimento eterno, mas sim, é algo sujo e meio nojento.Dependendo do estrago.

Alguns dizem que mentira é mentira, não tem tamanho.Eu discordo.Já usei e uso, ás vezes, de pequenas mentiras, para evitar que coisas ruins aconteçam, ou simplesmente porque a verdade teria um efeito nocivo e desnecessário.Ás vezes, a mentira é só um adiamento da verdade que deve ser contada em outra hora, não agora.

Mas grandes mentiras não são comigo.Nunca fiz coisas do tipo lesar alguém, iludir alguém, botar a culpa em outro, contribuir conscientemente para que sofrimento ocorresse.

Nunca, mesmo.Tenho coragem e orgulho de dizer isso, e não, não é mentira.

Acho que por isso, fico meio chocado quando alguém pratica uma grande mentira contra mim ou contra conhecidos.

Vejamos o exemplo da Internet.

Eu havia dito no último post que as pessoas na Internet podem assumir a faceta que lhes convém.Fato.Mas que eu sempre fui verdadeiro e nunca me usei dessa "brecha".

Exatamente por isso, fico meio estarrecido quando pego pessoas que inventaram a maior história, mesmo que só no MSN.

Já aconteceu de eu encontrar pessoas que pareciam perfeitas - até faziam as coisas que eu gostaria de fazer, pareciam réplicas vivas de grandes vultos da humanidade.Tendo eu a sinceridade e transparência como base, acreditei fielmente nelas.Qual a surpresa ao, passado algumas semanas, as pessoas começarem a cometer contradições e rapidamente se mostrarem algo muito aquém do que vendiam ?

Talvez, ou melhor, com certeza, é melhor um verdadeiro inimigo do que um falso amigo.Melhor alguém que tem defeitos e faz merda, mas assume isso, do que alguém que finge ser um bom samaritano mas no fundo, apenas mantém essa imagem para esconder ou apoiar seus reais intentos na vida.Intentos egocêntricos.

Eu tenho muito mais temor por aqueles que conseguem se esconder e se infiltrar assim.

Porque isso é sinal de que sabem usar bem o cérebro.E usam ele para fazer o que não devem.São pessoas que trocaram a noção de caráter pela sensação de manipular.São pessoas que, quando sobem na vida, fazem grandes estragos em nossa história.Fazem dezenas, centenas, milhares, milhões em alguns casos, terem suas vidas marcadas por algum tipo de sofrimento, e entram para o Hall of Fame dos grandes filhos da puta.Vide Hitler (clássico), Pol Pot, Mao Tsé Tung, Nero, José Sarney, e por aí vai, vai cavalinho, galopa em direção ao lodo.

É uma merda ver alguém com potencial de transformação usar esse potencial pra maldade.Uma MERDA, mesmo.

É o tipo que começa colecionando contatos no msn, falando pra todos eles que são a pessoa mais linda de suas vidas, que as ama, de forma a manter toda uma rede que mantenha seu ego inflado, e tenha todas as opções do mundo pra escolher.Mas na vida real, pode até ser que já tenha alguém...

Ou o tipo que joga uns contra outros, só pra ver o circo pegar fogo, ou pra promover a si mesmo.Alguém que provoca problemas tendo a solução na mão.

Ou alguém que finge jogar limpo, mas joga limpo com você enquanto for conveniente.Depois, ele pode mentir e inventar uma desculpa.Do tipo "você não me respeita, eu vou mentir pra você mesmo".Já soltaram essa pra cima de mim a um bom tempo atrás.Canalhice pura, uma vez que um erro não justifica o outro, e se você vai ser filho da puta comigo, seja um filho da puta declarado, não fique postando mensagens de paz no seu orkut enquanto você fode minha vida.

E claro, existem os que mentem por ingenuidade.É como na infância sua mãe chegar do trabalho e falar : "filho, tomou banho ?" e você "já sim, mãe", mas só jogou água no chão do banheiro e foi pro quarto assistir filme.Quando se faz isso, quando criança, é porque não se tem noção dos problemas que podem vir a ocorrer pela falta de higiene.Essas pessoas, dá pra entender.Mas ao ver alguém sendo assim, não pense duas vezes antes de puxar a orelha dele e mostrar as consequências que isso VAI trazer.

Mentirosos e falsos profissionais são uma escória.Fedem, fedem a vida mal usada, fedem a dignidade apodrecida.Atravessar a cara deles com uma porrada bem dada seria um bem a humanidade.Mas bom, esse blog não incentiva a violência (mas se souber de alguém assim, me avise.Crianças, não façam isso em casa).


Todos nós mentimos, uma hora ou outra.Ninguém é 100 por cento verdadeiro todos os dias da vida na Terra.A questão é : quais as consequências da mentira aplicada ? É possível dormir sabendo que fui errado com alguém ? Isso é respeitável do ponto de vista do meu caráter ? Se cada um faz o que quer, sem respeitar certos valores, tem como viver em ordem ?


E claro, ainda existem os honestos estúpidos.

Sim, porque muita gente por aí confunde honestidade com estupidez.Muita gente acha que pra falar a verdade, tem que falar causando impacto.

Nego não sabe falar, com educação e respeito.Pra ser honesto tem que chegar abalando a pessoa.Se não ferrar com o peão psicologicamente, não foi honesto.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar." (William Blake)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vou citar um exemplo.Esse foi a um tempo atrás, em um relacionamento longo.A pessoa chegou do NADA, no meio de uma conversa normal e agradável, e solta :
(Jeito certo e que NÃO foi utilizado) :
"Olha, eu gosto de você, desculpa falar, mas eu sinto que é necessário.Tem algo em você que me desagrada, ás vezes tu é meio retraído, diferente do que eu acho que seria melhor pra você..entende ? Você deveria ser mais aberto, porque isso pode te atrapalhar na sua vida social, e acaba me afetando também.Eu me sinto mal com você assim, amor, e isso está desgastando o relacionamento. Desculpa se te decepcionei com isso, eu precisava falar"


Não.


(Jeito errado e que foi utilizado.Entre parenteses minha avaliação.) :

"Olha, desculpa falar, mas eu sou honesta (como se isso fosse necessário repetir, falar, explorar, tirar foto, EU SOU HONESTO, então você vai ter que engolir o que eu vou falar pra você), eu acho você muito fechado, muito preso, muito idiota, não gosto disso em você.Não quero ficar igual meus pais.Eu quero me sentir protegida, feliz, quero ter minha auto estima
(Aí a pessoa infeliz, depois de jogar nas suas costas toda a responsabilidade que deveria ser dela, comete o segundo trecho completamente dispensável, que é a comparação.Além de ser estúpida na "honestidade", vai te comparar com algo teoricamente melhor) Você tem que ser mais "malandro", mais "esperto", mais maduro, com atitude (ok, pare de assistir o comercial de desodorante).Eu preciso de alguém que fale "não" pra mim (Pra isso já existe a senhora sua mãe).Eu tenho que falar, poxa, tá me irritando.Eu tô ficando depressiva, cansada.Eu pareço o homem da relação. (ok, te irritou, e isso jusitifica você ter me jogado as palavras dessa forma, do nada, assim, sem nem ter preparado direito o terreno.Vou ficar triste, achar que tenho algo errado e ruim como um câncer de próstata comigo, e vou te idealizar e buscar ser como você quer.Aliás, você fez o favor de diminuir minha hombridade, me fez sentir um bosta e com vergonha de mim mesmo.Obrigado, sua honestidade e superioridade moral de quem sabe tudo da vida melhorou minha qualidade de vida, minha guru espiritual.Porque não aproveita e vai tomar a sua elevação ao nirvana bem no meio do olho do seu c....)

E quem lê isso pode pensar : poxa, foi um desabafo dela.

Não foi.

Ela falava coisas assim periodicamente.Por mais que eu agisse diferente.



Legal, não ? Uma pessoa honesta, honesta entre aspas.

Fala o que vem na cabeça, mas esquece de ser honesta com o bom senso e o respeito ao próximo, também.Logo, também é um falso mentiroso.




Então, leitor, pense bem nas atitudes.Nada de mentir pra enganar os outros á toa ou pro seu próprio proveito, ok ? Ou eu vou atrás de você e vou fazer você tomar biotônico fontoura pelo lado errado.Há !












AD INIFINITUM


0 comentários: