• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sobre Meninos e Lobos


“Mas pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião” (Charlie Brown Jr - Só os loucos sabem)





Todas as pessoas nascem sonhadoras, extrovertidas e com espírito de campeão.

Todas.

E nem é pela historinha mal contada do espermatozóide vencedor.

Então, entramos em contato com o mundo.

Ao mesmo tempo em que nosso lado mais nobre é reforçado na pré-escola e por programas infantis adequados, uma parte de nós começa a se perder ao ver coisas chocantes pra quem acha que o mundo é perfeito.

Alguns se deparam com parentes viciados, perdidos, ou, pior, que abusam.Outros perdem a referência logo cedo quando a morte leva os entes queridos.Ás vezes, é a crise financeira.Ou até mesmo uma exclusão social prematura.

Assim, começa o processo de ambiguidade.Da luta interna entre bem e mal.Daquilo que você deve ser contra aquilo que fizeram com você.

Você cresce.Nessa época, a tendência é ainda alimentar o lado bom.Tendência, não certeza.Vai chegando na pré-adolescência, e o lado vilão vai ficando mais forte.

Descobre que muitas pessoas valorizam mais a aparência.Que não ser o melhor aos olhos dos outros vai te jogar pra um lugar menor na cadeia social.Que se você for O ou A melhor pretendente, a garota ou o garoto não vai necessariamente te escolher.Que quem joga melhor nem sempre vence.Que quem merece nem sempre leva.Não agora, não nesse lugar, não nessa hora.Um dia, sim, serão justiçados.Mas o que importa ? Quem tem dez ou um pouco mais de anos, não tem noção da importância da paciência e da perseverança.Nem pode filosofar direito sobre a vida após a morte, ou a existência de um Deus.Se assusta e se machuca com a injustiça que o homem causa.

Descobre que existem anjos e lobos.E que os anjos preferem abraçar do que matar.

Então quem mata os que matam ?

Não sabem.Não vão saber.Não devem saber.Isso é complexo demais pra quem é só coração.

Vem a época das vaidades.De começar a trabalhar.A estudar pra valer.A planejar um lugar ao sol.
É tão engraçado.Nascemos senhores do universo.E um tempo depois, estamos lutando por um lugar embaixo de uma de suas estrelas.

Porque essa queda ?

Nessa época, muitos de nós já se perderam.Alguns roubam.Outros deixam de viver.Existem os que se vendem pra drogas, e existem os que se vendem pro comodismo.Muitos se tornam lobos.

E quem se tornam os heróis ?

Por mais pessoas que gostem de você, por mais religiões que cruzem seu caminho, por mais passos que você dê.
No fundo, estar aqui é um eterno desafio : Você contra o Mundo.

Até onde vai a sua fé em si mesmo ? Até onde você iria pra defender o que acha correto ?

Até quando você vai preferir o amor do que o ódio ?

Tão fácil perceber que muitos se desviam ao ver que quem age por egoísmo parece sair impune e melhor nas batalhas do dia-a-dia.

Que existem muitos mais anjos caídos por aí.

As pessoas se esquecem, aos poucos, do real valor de ser correto e lutar do lado certo.E quem abdica disso, parece se dar bem agora, mas não está nem um pouco.

O sistema é torto, podre, foda.

Mas a lei que rege nossas vidas, não.Não se iluda com o resultado espontâneo.

E nessa briga cotidiana, procuramos, exasperados, por pessoas como nós.Pra não nos sentirmos sozinhos.Para termos a quem seguir.

Me lembro bem quando, a um ano e meio atrás, conheci uma garota de olhos cor de avelã e um estilo peculiarmente bonito de ser.

De como ela era sonhadora como eu.E de como queria entrar na USP.

Mês após mês, eu tentava métodos diferentes, fazia mil e uma coisas, pra tentar alcançar o que eu almejava.

E ela estava sempre lá.Paciente.Tentando, e tentando, tentando...

Ás vezes, nas minhas crises de ceticismo em mim mesmo, eu também duvidava dela.Achava que qualquer hora ela ia perceber que passou tempo demais no cursinho, e ia se arrepender e correr atrás de um emprego e aceitar um curso diferente na pública ou aquele mesmo numa particular.

Paciência tem limite, pensei eu.

Mas sonhadores não tem limite.Eles não tem PORRA NENHUMA de limite.

Ela continuou.

E hoje, o sonhador aqui, cheio das cicatrizes, traumas e cansaços, mas ainda com o sorriso febril e escondido no rosto, de quem vai continuar em pé, ficou sabendo pela própria : ela entrou na USP.

Onde estão os lobos, agora ?

Eu não sei bem.Tomando lugares no ônibus, enganando outras pessoas, se dando (temporariamente) bem por aí.Levando meus amores pra longe daqui.

Mas eu sei onde está um anjo.

Está lá na USP.No curso de Letras.No lugar aonde sempre teve que estar.No pódio.Aquele que estamos ao nascer.Aquele que estamos ao vencer.

Parabéns pra você que acreditou em si mesmo, em algum ponto da sua vida, e por isso conseguiu o que queria.

Sem vocês, nem eu, nem o Mundo, seria nada.

Só uma lembrança.Uma má lembrança.


AD INFINITUM

0 comentários: