• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pseudo Intelectuais





Diga com quem andas, e eu direi quem tu és.A famosa retórica de Cristo, que é absoluta verdade, fez com que na minha busca constante por livros fantásticos, filmes inesquecíveis, sábios filósofos e grandes ciências, eu encontrasse alguns pseudo intelectuais, tipo belicoso e que chamaremos neste post de PI.Basicamente um Pseudo Intelectual é uma pessoa que ACHA e POSA de intelectual, gênio do século, e etc, mas não é porra nenhuma.Mas isso é só o basico.Veremos aqui como identificar e como se prevenir destes perigosos tipos.

Toco neste ponto, porque ontem um Pseudo Intelectual comentou neste blog, e então resolvi falar sobre estes seres tão enfadonhos.Vamos ás características :


1 - Pseudosabotador :


"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar num sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém..." - Mais uma vez - Legião Urbana


"E você acha que com um post deste e mais cinco fotos você vai mudar algo no mundo..."
- Pseudosabotador que comentou ontem no blog



A maioria dos pseudo intelectuais são pessoas que um dia foram o que eu sou hoje : um sonhador.Eles se tornaram pessoas amargas e/ou rancorosas e/ou mau humoradas depois de uma sucessão de decepções, mas isso não os torna maus ou ruins, porque isso é a reação normal de todo ser humano.O problema é que o PI não tolera felicidade alheia, muito menos no campo aonde ele não conseguiu dominar.

Se você tem um plano ambicioso, o pseudo intelectual diz que não acredita que vai dar certo, e se você está feliz com algo, o pseudo intelectual o faz pensar que o algo não merece felicidade, e se ele não te atinge diretamente, o pseudo intelectual se utiliza de argumentos aparentemente racionais para convencer as pessoas de que sua namorada te trai, seu emprego é uma bosta e que seu sonho de comprar um carro e casar no fim do ano vai dar errado porque a inflação está alta, e porque ele tem um primo/amigo que fez isso e deu errado, e ele está te dando um belo conselho.

Essa é a principal parte da característica pseudosabotadora.O PI é um pessimista, de fato.PARA OS OUTROS.Para ele, ele é sempre otimista.Sempre fez os melhores planos, sempre teve a iniciativa, sempre deu as melhores idéias.Se você se deu bem, foi conselho dele, e se você se deu mal, ele avisou.Ele sempre vai tentar falar publicamente, seja na sala de aula, seja na pagina de comentários, algo que te coloque pra baixo com algum argumento, e se as pessoas forem de mente fraca, provavelmente vão estar sob influência e vão concordar e te zuar e xingar e te botar mais pra baixo por isso.

Para o problema dos pseudosabotadores, a solução básica é tocar o foda-se.Eles vão tentar citar Sócrates e vão usar de psicologia reversa para provar que seu sonho não existe, vão fazer comentários inuteis e tentar te ridicularizar, mas ignore.E se as pessoas forem na dele, ignore-as também.Pessoas de mente fraca aprenderão a ficar mais fortes com o tempo e com a dor.Já dizia Renato Russo : "Se você não tiver alguém em quem confiar, confie em si mesmo".





2 - Pseudobabaca


"Não aguenta dez minutos de porrada comigo" -
Away



Numa cena do filme gênio indomável, os personagens de Ben Affleck e Matt Damon (que é um cara com uma puta inteligência e ao mesmo tempo um delinquente) chegam no bar e começam a conversar com duas gurias.Então o Ben Affleck solta uma piadinha do tipo pra puxar assunto,e aí cola um pseudo intelectual e humilha ele falando bonito e citando exemplos.O Matt Damon, que era o gênio do filme e leu um bilhão de livros mas não fazia questão de pendurar isso no pescoço, notou que eram todas citações de livros, e depois de desmascarar tudo o que o cara disse, ainda soltou essa : "E eu não sei qual a utilidade de tanto conhecimento se você não é capaz de produzir uma argumentação própria.E ah, se achar mesmo que isso é um problema, podemos ir lá fora e conversar como homens".

Os PIs quase sempre tem em seus blogs, orkuts e afins citações inteiras de outras pessoas (como o pseudobabaca que comentou aqui ontem), e quase sempre, NADA de sua autoria.Eles lêem duzentos livros só para falar que leram, e adoram uma chance para subir na mesa e dizer as duzentas teorias da física, só pra falar que é algo a mais do que você ou se sentir melhor do que isso.Algumas pessoas colocam Clarice Lispector em seus perfis, por exemplo, o que é perfeitamente aceitável e não indica pseudobabaquice.Mas existem casos graves por aí.

Não existem formas efetivas de evitar esta característica, a não ser o fato de você ter uma vasta cultura a ponto do cara não ter argumentos copiados que você não conheça.Mas em todo caso, o pseudobabaca é um pseudomerda.Se você for do sexo masculino, ameace mostrar seu lado primata.Se você for uma guria, chame seu namorado ou seu irmão.




3 - Pseudoelitista


"Eu não ligo para os pobres.A vida é assim, o sistema é assim.Nasceu pobre, sinto muito.Não é meu problema se Deus não te deu sorte na vida." - Partidário do PSBD em um congresso que eu tive a sorte de participar, porque iria votar no PSDB nas eleições daquele ano.Não votei.



"Vocês acham mesmo que algum de vocês aqui vai entrar em uma faculdade pública ? " - Coordenador de uma faculdade particular de Osasco aos alunos da minha ex escola, que era pública, em uma palestra para apresentar os cursos de sua merda de instituição



O PI é tão, mas tão foda e seguro de si, que ele morre de medo de perder seu status a qualquer momento.Dizer que quer entrar na Usp ou ajudar as pessoas a acabar com a fome perto de um PI é pedir para arranjar um desafeto.Ele automaticamente ativa a característica pseudosabotadora e pseudobabaca.

Primeiro, porque uma pessoa que tem um certo nivel intelectual e quer ajudar os outros é um tormento para o pseudointelectual.O conhecimento será compartilhado, conhecimento que só ele deveria ter, e assim ele não vai mais poder se sentir Deus ou manipular gratuitamente outros seres.

Segundo, o pseudointelectual é absolutista e determinista.Nasceu pobre, azar seu, vai morrer assim.Se você tem um problema, ele debocha como se pudesse arrumar aquilo com um dedo.Se você tiver o azar, a desgraça, de se menosprezar perto de um PI, reze de joelhos, porque você vai se tornar o motivo de piadas dele todos os dias.O que importa é ele continuar com o rabo ileso e feliz, fazendo parte da nata pensadora deste país.

Um pseudointelectual não se mistura, só fala com outros pseudointelectuais e só se permite falar com as pessoas "normais" quando possuem "interesses convergentes".Detesta tudo que significa igualdade de direitos, evolução humana, lição moral e tudo que tenha um sentido profundo da vida, porque pseudointelectuais fingem saber viver, mas não há vida em suas máscaras sociais.



4 - Pseudoinquisidor


"Você tem muita inteligência, mas é incrível como você é um desperdício" - Pseudo Intelectual que adorava me questionar nos tempos de Senai.


Característica final, o pseudoinquisidor sempre vai te questionar sobre coisas que nem ele sabe.Esta característica só é usada as vezes quando o PI está sozinho, mas se torna prática comum quando existem dois ou mais PIs.Eles te questionam sobre tudo que puder imaginar, até você errar ou entrar em pânico e eles começarem a exaltar os próprios conhecimentou ou tirarem sarro de você de forma bem humilhante.Se você rebate ou pergunta algo que ele não sabe, os outros PIs mudam rapidamente de assunto e insistem de forma a te vencer pelo cansaço.Já convivi em uma sala de aula aonde haviam dois pseudoinquisidores, que quando notaram que eu não tinha muita auto estima e não gostava da idéia de elite, passaram a me perseguir diariamente.Felizmente, o nível do pessoal que faz Senai é um pouco mais alto, e eu ganhei amigos pelo fato de simplesmente reagir de forma pacífica ás atitudes infantis.No último dia, na formatura, um dos pseudointelectuais me abraçou, e disse de forma sincera, quando ninguem estava olhando : "Eu te admiro, de verdade"


Um pseudointelectual é um serhumano, apesar da pose de semideus, e por isso pode melhorar.Nunca crie raiva destes tipos.Como eu disse, eles foram um dia sonhadores, pessoas que quiseram algo melhor e agora se julgam pés no chão, realistas.Mantenha-se impassível e distante quando tentarem lhe provar ou prejudicar.SEJA superior, e não DIGA que é superior.


Nenhum conhecimento é inútil, mas a forma como ele aplicado pode sim ser inútil.Cuidado com isso.O conhecimento é fundamental para mudarmos as coisas para melhor, mas se guardado e usado para vaidade pessoal, nos tornaremos piores do que os ignorantes.



AD INFINITUMN







6 comentários:

Bru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais Sant'Ana disse...

Esse manual de identificação de PIs vai pro meu caderno !!!

acho que tenho até professores assim :P

(Ficou muito bom o post Diego )^^

putresco disse...

Quem é este escroto que eu vou partir o focinho?

Ainda bem que as pessoas ou a maioria delas não tem pensamentos TÃO conformistas a ponto de não ligarem para a pobreza e para o próximo. Se esta pessoa tem algo é porque alguém há um tempo resolveu trabalhar, suar e sair da miséria. Agora, se achar inteligente por usar a palavra "inteligente" e ser filhinho de papai ainda por cima é relativamente foda.


Eu desço com a favela quando for preciso,seu escroto.


A intenção do bológue não é mudar o mundo, é mudar as pessoas ou pelo menos tentar de maneira que elas se tornem diferentes de um jeito bom.



Seu caro raro e saughterhouser leitor matador de porcos nº666.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Puxa! Que post! Peraí, deixa eu respirar... *puf
Sabe, Di.. eu tenho abuso de pessoas que gostam de se mostrar superiores :s pessoas que falam muito e agem pouco.. fico enojada com esse tipo de atitude. Mas aprendi a ignorar. E, olha, vivo bem melhor assim, sem me preocupar com esses pi's inúteis que não têm nada pra me acrescentar de bom.

Sei que não sou nada intelectual =x Nem pseudo, nem muito menos genuína --' huahua mas um dia, quando eu crescer, quero ser inteligente que nem você :*

Anônimo disse...

é... lamentável ;)