• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

domingo, 23 de agosto de 2009

Torna-te quem tu és!






"Aquila non captat muscas" - "A águia não captura moscas"


(Provérbio Romano)


Não parece engraçado quando um ser humano, que é uma complexa máquina de bilhões de células em harmonioso funcionamento, com um instinto aperfeiçoado de sobrevivência, uma central de processamento de deixar qualquer computador no chinelo e com capacidade de modificar o planeta se contorce todo em lágrimas quando bate o dedinho na quina do sofá ?


Coisas assim são um charme a mais da humanidade.É aquele defeito que vira virtude.Mas, volta e meia, abusamos disso e nos tornamos desperdício puro : pensamos ser incapazes, sofredores, sem razões para viver.Temos uma pedra no caminho que batemos o pé e nos fez parar o caminho e chorar de dor, mas a diferença está em quanto tempo você fica parado inconformado com isso ou contorna e continua em frente.

Vamos ver aqui alguns efeitos nocivos da teimosia em errar - e alguns efeitos positivos da perseverança em seguir em frente pelas causas certas.

------------------------------------------------------------------------------------------

Primeiro efeito negativo : Cegueira da alma

"Por que eu sou do tamanho do que vejo, e não da minha altura "

(Fernando Pessoa)

Eu fico profundamente irritado quando vejo alguém empacado na frente de uma pedra com um décimo do tamanho.A pessoa amarra a pedra no pé e insiste que enquanto a pedra não virar borboleta, não sai dali.

Sofrem porque perderam alguém que um dia conquistaram, mas não entendem que podem encantar outra pessoa novamente (e é claro que ninguém é substituível, mas existem pessoas melhores e mais interessantes por aí).Sofrem porque passam a ver só os pés.Dizia o sábio : quem olha muito para baixo não vê horizontes.Sofrem porque passam a se preocupar com coisas que não eram para se preocupar.Não se perguntam o que poderiam ter aprendido com o tropeço : Ficam paradas xingando a pedra e dizendo que vão conseguir fazer a pedra se redimir.

Por isso, o céu destas pessoas não tem mais estrelas, o sol não volta a se levantar e nunca mais viram luz no fim do túnel.Se tornaram cegas, cegas da alma.Vêem apenas a própria utopia.


Segundo efeito negativo : Perda dos ideais e responsabilidades

"Não deixe aquilo que é urgente tomar conta do que é importante"

(Charles H. Spurgeon)


Quando você tem uma dor, a tendência é você tentar exterminar o foco o mais rápido possível - e concentrar suas forças nisso até conseguir.

Isso é válido como no exemplo do dedinho no sofá, mas nunca nas dores da vida.A vida é uma eterna escola, e você não pode se dedicar a uma única matéria e esquecer das outras.Certas dores nos ocupam gravemente, mas temos que ter paciência e administrar isso.Tive que correr atrás de muitas coisas que se tornaram bolas de neve porque quando tive minhas decepções, levei a vida com a barriga e fiquei obcecado em curar a dor.A dor se cura com o tempo.Não a idolatre.Não abandone seus objetivos e responsabilidades.


Terceiro efeito negativo : Distorção da realidade

"O idealista é incorrigível : se é expulso do céu, faz do inferno seu novo ideal"

(Nietzche)

O ser humano, quando chega no ponto critíco, passa a se arrastar por coisas sem valor e pessoas que não merecem tal sacrifício.Ele monta uma imagem endeusada da coisa ou pessoa, e afirma que não vai mais viver sem ela.Isso pode ser representado como coragem e perseverança, mas tais virtudes só existem com fatos e sonhos.Ilusões e delírios causados pela dor em excesso não contam.Quando a pessoa chega neste estágio, prepare-se : é hora de descer a porrada para ver se ela acorda.


Primeiro efeito positivo : Experiência

"Dizem que errei cem vezes antes de acertar.Eu lhes respondo : não errei cem vezes, mas descobri cem formas de como não fazer"

(Thomas Edison)


Continuar em frente na vida mesmo depois de uma grande decepção é um grande acerto.Verá com o tempo que isso foi uma grande lição - e que se você não teve nenhum dos tres efeitos negativos durante muito tempo, dificilmente vai cair na mesma situação.

Continue sempre, mesmo quando achar que não dá mais.Sempre existirá quem lhe ame e queira dividir sua cruz.


Segundo efeito positivo : Grandes Sonhos, Grandes Idéias, Grandes Feitos

"Ex abundanctia enim cordis os loquitur" - "A boca fala do que está cheio o coração"

(Provérbio Romano)

Tenha o bem na mente e no coração, e seus atos serão apenas a repetição.Embora seu mundo pareça ter parado quando todo aquele problema começou, o tempo e o mundo não pararam, muito menos a causa da dor.Você também tem um monte de gente que gosta de você em algum lugar e que torceram boa parte da sua vida pelo seu sucesso.Você também pode ser tão grande quanto o sol.Escreva seu nome na história do mundo em vez de apagar a sua.


Terceiro efeito positivo : Novos conhecimentos

"Experientia praestantior arte" - "A experiência vale mais do que a ciência"

(Provérbio Romano)

O ser humano é algo com potencial incrível : olhe para a história, veja a energia nuclear, a genética, as grandes obras, grandes monumentos, grandes invenções, grandes filosofias.

Você faz parte disso - e pode fazer igual ou melhor.Pare de se prender a raízes podres - crie asas e domine o mundo.

Ninguém acreditava que uma tonelada de metal com pessoas dentro poderia voar á 900 km/h durante milhares de quilômetros.Você também não deve acreditar que pode ser melhor.Pois bem, fica o exemplo de Dumont.





Eu tenho aqui, mais alguns efeitos negativos e positivos, mas deixo a base.A vida provavelmente lhe completou ou completará o resto - e toda verdade reside no coração de cada um.Basta aceitá-la.




AD INFINITUM


5 comentários:

Kiketo disse...

"Não deixe aquilo que é urgente tomar conta do que é importante"

essa frase é incrivelmente interessante.
gostei do texto, na verdade sempre que passo por aqui vejo coisas construtivas e interessantes.
você faz a diferença Diego (:
♥ meu guri

Jéssika Atademos disse...

Me irrita a falta de tentar, e a tendência que o ser humano tem de pintar tudo de preto. Alguns simplesmente veste a camisa da insatisfação e bate no peito, lutando por ela. Isso me irrita!

Mas tú, como sempre... Com ideais construtivos. Difícil de se encontrar por aí.
Parabéns.

Beijo :*

Jéssika Atademos disse...

*vestem.

Anônimo disse...

"A boca fala do que está cheio o coração"


tem dias então que é melhor ficar quieto e refletir :)

estou vendo seus posts e sinto muita energia positiva... continue assim!

beijos!

Unknown disse...

Meu querido, tenho em você uma fonte de força. Você não faz idéia do quanto renova minhas energias ler seus posts, e poder dividir contigo os pensamentos/sentimentos que eles fazem brotar em mim. Às vezes a gente realmente esquece do nosso potencial: fica se achando limitado demais pra realizar tal coisa, pra fazer tal sonho se tornar verdade. É nessas horas, mesmo, que a gente precisa de um anjo como você, pra mostrar pra gente que a gente tá errado, e que pode ir muito mais longe, quando se pensa que não aguenta mais. Você tem o dom de levantar a cabeça de quem olha demais para o chão, meu amigo. Tenho orgulho imenso de você. Que Deus preserve essa sua sabedoria e toda essa bondade que você carrega no coração. Sinto-me honrada em poder ter você 'por perto'. Obrigada :) Definitivamente, 'você faz a diferença, Diego.'

Um beijo!