• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Efeito Placebo







Efeito placebo é o nome da técnica que os laboratórios usam ao testar vacinas em pessoas.Em metade eles aplicam, e na outra metade, só fingem ter aplicado.Muitas pessoas melhoram porque acreditaram ter tomado a vacina.A este efeito se dá o nome efeito placebo.

Durante a primeira guerra mundial, havia na força áerea alemã um piloto que tinha o apelido de "Barão Vermelho".Ele ficou famoso por ter derrubado inúmeros aviões ingleses sozinho.Ninguém sabia ao certo sua identidade, e sempre que ás vésperas de uma batalha aérea corria o boato de que ele estava no meio, os alemães lutavam muito mais, e os ingleses sofriam um abalo psicológico considerável.

Após o fim da guerra, descobriu-se que o Barão Vermelho realmente havia derrotado muitos aviões em sua primeira batalha, mas que logo na batalha seguinte havia caído em combate.Os comandantes guardaram em segredo isto, e o resultado foi que as derrotas áereas dos adversários da alemanha foram muito mais pesadas por conta do estado de espírito dos pilotos iludidos.


E hoje, 90 anos depois, eu vi, ao vivo, do outro lado do oceano o meu país, a minha nação, ser eleita para sediar as olimpíadas, meses depois de também ser eleita para sediar a copa do mundo.

Se por um lado há todo o temor pela gastança exagerada e por necessidade de aplicar recursos em outras áreas, seria mentira se eu dizesse que quando o senhor de terno caro e óculos de grau anunciou com voz elevada : "Rio de Janeiro!" eu não me senti feliz.

Embora haja a descrença no brasileiro, e tenhamos a fama de ser patriotas de momento - brasileiros na copa do mundo ou em shows de rock, mas nunca na hora de lutar pelo país - não acho que as milhares de pessoas pulando de alegria na praia de Copacabana nem os milhões de sorrisos estampados ao redor de televisões em vários lares tenham sido falsos.

Como o âncora da Rede Globo disse muito bem, esta é uma oportunidade que traz muita esperança, principalmente para a cidade carioca, de que tudo melhore.Pelas atenções do mundo, pelos recursos que serão investidos, pelo sentimento de união nacional.É aquela sensação de sonho alcançado.De que podemos ser grandes.De que as pessoas irão deixar a violência de lado e irão ver que as coisas podem ser melhores do que os pessimistas pregam.

Já percebeu como o clima e as pessoas no Natal ficam bem mais fraternos ? Hipocrisia ? Data capitalista ? NÃO! É somente que com todo aquele ambiente de comemoração á Cristo, troca de presentes, mesa farta, fim de ano, as pessoas DEIXAM seus orgulhos e sentimentos mais mesquinhos e revelam o que tem de melhor.

Por isso, devemos sempre comemorar e enaltecer fatos assim - como as olimpíadas, o natal.Independente dos termos e razões ruins que possam enumerar para estas datas.Mesmo que, aqueles que porque sofreram meia dúzia de decepções ou leram um milésimo de centésimo dos livros da terra, e por conta disso se achem donos da verdade (não se surpreenda se boa parte destes donos da verdade forem pessoas arrogantes ou amargas) leiam essas palavras ou vejam essas atitudes e sejam irônicos, ou digam "eu tenho dó", devemos sempre levar tais acontecimentos como nossa bandeira por um mundo melhor.


Pensem nisso.Façam grandes coisas para influenciarem outras pessoas a fazerem o mesmo.Seja um vendedor de sonhos!



P.s: Em uma entrevista, de uma senhora, para a revista Época, eu li que ela não acreditava que os blogs poderiam mudar o Brasil.A revista citou o exemplo do Blog do Obama, que teve efeito inacreditável nas eleições, mas a mesma reafirmou que no Brasil isso não era possível.Alguém aí afim de me ajudar a calar a boca dela causando um efeito placebo positivo em massa nos internautas ? ;)




Até mais, caros raros.


AD INFINITUM

3 comentários:

Thais Sant'Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais Sant'Ana disse...

Eu me repreendo sempre quando fico muito feliz com alguma "conquista" do Brasil, começo a pensar ate que ponto vai atingir as pessoas...ler os seus textos é sempre bom, não que alivie o peso das minas repreensoes (ç?) mas é que vc tem sempre coisas sabias a dizer, e isso ajuda a clarear a visao, e formar uma opiniao mais interessante .

Como sempre o post ficou excelente !

Unknown disse...

O psicológico realmente conta muito. Não só em guerras, mas em tudo na vida.

Acreditar que algo pode (ou não) dar certo já é meio caminho andado pra que este 'algo' aconteça ou deixe de acontecer.

Isso, é claro, não significa que uma criatura possa chegar em cima de um prédio de 40 andares e achar que pode voar, sem ter nenhum outro equipamento que ajude nos outros 50% de chance das coisas darem certo ou não :S
hehe

Eu acho que esta.. cof cof.. respeitabilíssima ¬¬ senhora não tem idéia do que diz..

O seu blog já mudou muita coisa em mim :] Pra melhor.
E tenho plena certeza de que não sou a única.

Um beijo, amado. Fica com Deus ;*