• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Singularidade







"Não tente adivinhar o que as pessoas pensam a seu respeito. Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é. Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida. Não julgue para não ser julgado... Um covarde é incapaz de demonstrar amor - isso é privilégio dos corajosos." Gandhi


------------------------------------------------------------------------------------------------

Já aconteceu de você olhar para algo, alguém ou alguma situação, e ver aquilo como único, como algo que não vai se repetir mais por muito tempo, algo que você não gostaria de perder de vista ?

Eu já.O tempo todo.A vida toda.

------------------------------------------------------------------------------------------------
"A morte de uma pessoa é uma tragédia.A de milhões, uma estatística" Josef Stálin
-------------------------------------------------------------------------------------------------


Hoje em dia, é estranho até, para mim, como tudo parece banal, igual, produzido de forma industrializada.

"Por ano, morrem 33.160 pessoas no trabalho", "Já namorei cinco garotas", "Mataram doze ali embaixo", "Ah, eu tive algo com ele á um ano atrás, e foi isso".


Sinceramente, é pavoroso como tudo se resume á atos sem maior sentido.Certa vez, um cara falava direto das garotas com que saía, para trair a namorada.Jurava que amava a namorada, que era a mulher da vida dele, mas saía com várias.

E eu penso : se você ama uma pessoa, se você dedica os dias de seu pensamento á ela, se deseja ter ela ao seu lado, seja no frio, seja na chuva, seja em uma tarde de filme e pipoca, como pode sair com outras pessoas, outras histórias, outros destinos, e ignorar ela por algum momentos ?

No trabalho mesmo, atendo vários alunos.Ás vezes, sempre rola o comentário : "Os Alunos...".Mas eu não vejo alunos no meu trabalho.Eu vejo seres humanos.As pessoas vão lá e pedem a mesma coisa, o mesmo serviço, mas cada rosto é uma história, uma vida diferente, um sentimento diferente, e eu sempre olho pra elas como alguém único, alguém que deve ter medos, amores e relações.E eu as respeito imensamente por isso.Por viverem.

Ser humanos não podem ser generalizados.Nunca, nunca mesmo.Suas opiniões podem ser englobadas em pesquisas, alguns podem gostar das mesmas bandas ou tipos de molho no sanduíche, mas ninguém é igual a ninguém.

Quando alguém sai da minha vida, fico de luto por dias.Nunca esqueço um rosto.Lembro da garotinha no primário, e da professora na quarta série, e do porteiro do prédio em outro estado.Pessoas são singulares demais para serem esquecidas.Para virarem números.Eu não tenho dois pais e uma irmã.Eu tenho Palomo, Shirley e Bianca.E se perder Palomo, por exemplo, não vou poder dizer que tenho a sorte de viver em um mundo que ainda tem os outros dois.Vou ter o azar de viver em um mundo sem ele.

Perder pessoas, seja por morte, seja por brigas, términos de relacionamento ou qualquer coisa assim, é sempre terrível.

Veja o motorista do ônibus, como as vezes olha quieto pro nada.Ou como a senhora na fila do banco parece ter um pacote com paçoquinhas pro neto.Ou como o entrevistado parece preocupado com a recuperação do mercado amanhã.O mundo seria o mesmo sem eles ? Acha mesmo ?

------------------------------------------------------------------------------------------------

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.

Clarice Lispector

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Semana passada, houve uma enchente em São Paulo, e um jovem saiu do shopping center para salvar uma pessoa presa no carro em meio á agua.A pessoa foi salva.Ele foi levado pela correnteza e morreu.Muitos vão dizer "que tragédia" e vão ignorar o heroísmo, o exemplo a ser seguido.Mas, o mundo seria o mesmo se ele continuasse entre nós ?

Conheci algumas pessoas frias, que diziam ter auto controle e não conseguir se apaixonar por ninguém.Também davam risadas dos meus objetivos e diziam que tinham como grande objetivo na vida fazer absolutamente nada.Auto controle é uma qualidade em muitos casos.Mas, se você não se apaixona por ninguém, se não tem grande objetivos, se acha sonhos enfadonhos, o que você tem pra controlar ? Escovar os dentes três vezes por dia e a lição de casa da faculdade ? Meu primo de cinco anos faz isso.Grandes são os que amam e pensam alto.E aí, quando o cara do auto controle morrer e o sonhador morrer, o que vai estar na lápide de cada um ? "Deixou saudades e fez a diferença", na do sonhador."Teve auto controle", na do controlado.Superlegal, não ? Será que se o cara da enchente fosse controlado, salvaria a pessoa na água ? "Não, mas estaria vivo".Estaria.Vivo pra ser mediano, chato, levar uma vida regada á big brother brasil e orkut e morrer num jazigo público."Quem foi ele ?", vão perguntar em seu enterro.E vão responder "não sei, mas a mãe dele gostava dele e acho que o cara dando flores é o ex-patrão".E na do sonhador ? Mesmo que não tenha conseguido alcançar o sonho, tenho certeza, seja aqui, seja do outro lado, ele terá muitos, muitos admiradores, e viverá e morrerá como a grande pessoa que foi.

Pior do que aquelas pessoas que ignoram a singularidade dos outros, e tratam todos os homens como seres inferiores intelectualmente, mulheres como seres inferiores socialmente, que abandonam seus ideais e seus relacionamentos por vaidade, orgulho, incapacidade de controlar os instintos primitivos e outros motivos, são aqueles que ignoram a si mesmos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

"As pessoas podem ser dividas em três grupos: Os que fazem as coisas acontecerem; Os que olham as coisas acontecendo; e os que ficam se perguntando o que foi que aconteceu." Saint-Exupéry

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ser livre é ser o máximo que se pode ser.

Ser limitado é ser auto controlado a ponto de ter sempre a mesma vida.E não diga que sua vida é boa o bastante pra isso.Nenhum ser humano é assim.Todo ser humano quer sempre mais.



Veja, sinta, ouça, a beleza de cada um.Ame pra valer, e sim, te dou conselho : dificilmente vão retribuir seu amor.Dê o universo e não espere nada.Amar é algo que pede ousadia, coragem, bondade.Amar é a melhor de todas as nossas singularidades.

Uma pena que ainda sejam poucos os que a têm.




AD INFINITUM

8 comentários:

Unknown disse...

Desculpe a rusticidade, mas:


Paro, leio, penso estar pensando. Digito algumas palavras comentando o que li, fecho a página e vou viver minha vida, talvez levemente tendo algo mudado em mim.

Mas mesmo não tendo sido o objetivo do que li, te admiro a cada momento mais, singulares todos somos de formas diferentes, sofrendo ou evitando sofrer, talvez fingindo não sofrer. Quem se ama olha ao horizonte e sonha sem fechar os olhos!


Abraço

Mayara Novais disse...

Seu texto ficou ótimo!

Oissac disse...

Você fala de Amor como se estivesse sentindo este amor, ou sentindo a falta dele!?
De qualquer forma, parabéns pelos post ficou muito expressivo e sincero. Aguardamos o seu próximo.

Isabel Silva disse...

Não tem como não refletir, nos dias, nas pessoas, na vida.
Causalmente uma mudança, uma forma diferente de ver e pensar, sobre quem esta ao nosso redor, no dia-a dia. Se a pessoa que senta ao nosso lado no onibus, fez a diferença, ou é controlador?
Há muito o que pensar....

Parabéns, Ótima crônica.

Isabel Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel Silva disse...

Hoje, na aula de Estética e história da arte, a Profª comentando sobre um filme da Arq. Lina Bo Bardi que assistimos, e falando sobre a nossa formação, que se coloca de forma singular ao mundo e deseja o coletivo, registros e tempos... E gerando dúvidas em nossas cabeças, jovens alunos do segundo ano, pilhando nossos pensamentos, e lançou uma pergunta, '' Que lugar eu (como arquiteto) vou ocupar no mundo, o que mudar pelo mundo? ou o mundo vai ocupar por mim.'' Em imediato, lembrei deste texto, como fleches em meus pensamentos, a compreensão do corpo no espaço. Não poderia deixar de comentar.

Thais Sant'Ana disse...

"Ser humanos não podem ser generalizados.Nunca, nunca mesmo."

"Ser livre é ser o máximo que se pode ser."

genial Di.
Parabens pelo texto ficou otimo.

Saudade de você!

Abraço

putresco disse...

Ah se eu tivesse entendido!











Seu caro raro leitor um número.