• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

domingo, 21 de março de 2010

Deus ?







"And don't forget, my son, there's Someone up above"

Simple Man - Lynyrd Skynyrd



Sabe, religião é sempre uma coisa ruim de discutir.Mas, o que este post vai tratar é algo muito, muito maior do que religiões.Por isso, temos que colocá-las no meio, mas vou usar o pouco do Dom que Ele me deu para falar exatamente qual minha visão Dele.


Se eu escrever algo errado, não me processe, Deus.Tu sabe que sou bem comportado.


A idéia de escrever esse post surgiu depois de assistir um filme chamado Fireproof, que não indicava cunho religioso em seu resumo, mas que assistindo, os mais atentos percebem que o autor do filme quis passar uma certa mensagem, ou, para os mais ácidos, uma lavagem cerebral.


Pois bem.

Deus, pra mim, é a ordem que faz as estrelas não caírem, o sol aparecer pela manhã, as borboletas voarem pelo parque, as crianças perguntarem o porquê da pasta de dente não ser branca como no comercial, o abraço em dias frios, o céu que se divide em quatro cores (azul claro, amarelo, laranja e vermelho bem no finalzinho) no fim do dia.

Foi vendo um por-do-sol assim, com as estrelas já aparecendo, aquelas que Ele mantém funcionando, que eu decidi por fim escrever o post.

Porque é muito importante ver as definições que nossos irmãozinhos dão pra Ele.Não que eu seja Relações Públicas de Deus, longe disso.Mas fico claramente chateado com algumas.E sabe, ver um por-do-sol como aquele, é uma das formas mais diretas e nobres de se ver quão especial meu Parceiro é.

No filme que assisti, a história é de um bombeiro que está em crise no casamento.Ele é um excelente profissional, excelente filho, excelente companheiro de trabalho, salvou várias vidas, mas o casamento não vai bem.

Então, ele pede ajuda pro conselheiro dele : O pai, um senhor de idade.

E aí, nessas conversas que esporadicamente aparecem no filme, constam as mensagens que seja lá quem for quis passar sobre Ele.

Uma cena, particularmente, muito me revoltou, mas continuei a ver o filme pois não sou de parar por causa de visões divergentes.

Eis a cena :

Os dois vão a um parque.Existe uma cruz.O pai diz pro bombeiro que ele tem errado.O bombeiro diz : "Mas eu sou o melhor que posso, eu salvo vidas, pai, todos os dias, e eu trato bem todos, e eu não sou de agir de má fé com ninguém, eu não sou uma má pessoa !"

E aí, o pai diz : "Mas salvar vidas não prova que você é uma boa pessoa pra Deus.Prova pros seus conceitos, mas não pra Deus, porque os conceitos Dele são muito elevados.Não importa que você seja tudo isso.Você quebrou os mandamentos ao não respeitar sua mulher, e é isso que Deus está vendo.Você tem que pedir perdão."

E, mediante minha visão de um Deus infinito, poderoso, organizado, justo e pacífico, e acima de tudo, amoroso, eu me perguntei : Como assim, salvar vidas não prova nada para Deus ?

Como assim, Ele não vê o que você faz de bom, mas o que tu faz de mal ? Um Deus que só serve pra julgar ? E condenar ? Um Deus concursado pelo Ministério Público ?

Eu olho os dois lados da Moeda.

Sempre queremos um Deus mais rígido quando vemos casos de injustiça, violência, desequilíbrio.

Mas, convenhamos, amigos.Quantas vezes você presenciou um ato violento, MESMO que contra alguém teoricamente mau ou que merecia, e se sentiu verdadeiramente bem com a cena ? Se você sentia raiva na hora pode até ter sentido um prazer sádico, mas realmente, você se sente bem com violência ? Com rigidez ?

Pode a mais bela das rosas crescer em um deserto árido ?

Deus é quase imperceptível em sua justiça.Já dizia Caio Fernando de Abreu : Tão estranho ver alguém, e não suspeitar dos tombos, dos traumas.Você não precisa ver fulano se dando mal pra achar que a justiça foi feita.

O problema, é que temos sentimentos demais.Alguns deles devem ser eliminados.Ódio, inveja, egoísmo.E, na nossa tentativa vã de não nos sentirmos injustos por ter tais sentimentos, muitas vezes acreditamos em um Deus duro, que julga sem piedade os que morreram em estado errante, como se errar não fosse humano.

Acordem !

"Ira de Deus", "Vingança Celestial", "Inferno, lugar de sofrimento eterno".Como, como coisas pesadas, terrenas, podem vir de algo tão grandioso e bom como Ele ?

Como alguém que faz um planeta com mais de cem milhões de espécimes diferentes, um universo tão vasto, poderia destruir tudo apenas porque não tem paciência pra dar uma segunda chance á sua criação ? Um Deus perfeito PORÉM impaciente ?

Deus é Deus porque é infinito, mas só pode ser percebido em coisas pequenas como o primeiro respiro de um bebê que acaba de nascer.É sublime, é belo, é inexorável.Inferno ? INFERNO ?

O inferno somos nós quando erramos.Tenha um pouco de consciência, brigue com quem você ama.E você vai ter o inferno sempre que botar a cabeça no travesseiro.

Recentemente, os cientistas estão tentando estudar a Energia Escura.Sabe o que é isso ? Eles descobriram que o universo AINDA está expandindo.E que uma força tem feito isso.Segundo a ciência, o que não é matéria, é energia.Segundo a ciência, essa Energia Escura, pelos estudos teóricos, não é NENHUM dos dois.Só sabem que ela tem criado coisas novas e expandido com velocidade inconstante.

E não é só isso.Até Darwin, o evolucionista, morreu acreditando em Deus.Einstein acreditava, também.E Sócrates.E Mozart.E Da Vinci.E uma lista enorme de gênios.Mas acreditavam em um Deus maior, um Deus científico, essa força que está em tudo, e não uma força que nos oprime e julga.

Acredito que todos nós temos um pouco Dele.Sabemos o que Deus pensa quando escutamos nosso coração com bom senso e justiça.É aquela tristeza que sentimos ao ver uma guerra na televisão, o alívio de voltar a falar com alguém brigado, a saudade de uma coisa boa do passado, a alegria ao ver alguém que gosta se dando bem na vida (porque Ele gosta de todos, mas nós só gostamos de alguns, pelo menos agora), e, ao meu ver, a principal, a grande, a indiscutível herança de Deus em nós, é a capacidade de sonhar, projetar, construir grandes planos.É a fagulha do Criador em seus pequenos arquitetos da vida.


Um dia, não existirá mais os grupos terroristas que usam o nome Dele.Um dia, muitas pessoas irão parar de ir ás igrejas por medo de serem punidas, por uma obrigação estranha de pagar dízimo, e sim, para agradecerem os corpos e o mundo que possuem e todas as possibilidades que isso oferece.Um dia, as pessoas que sofreram injustiças aprenderam a ver nos que erraram, pessoas que precisam de ajuda mais do que elas.Se tornarão anjos Dele.Um dia, irei acordar e ver que ninguém mais maltrata animais ou estranhos na rua ou no trabalho, porque entenderão que estarão machucando a Ele também.Um dia, todos verão que Jesus não foi um superherói.Ele foi O exemplo a ser seguido.Não morreu pelos nossos pecados.Morreu pra ensinar a gente como tem que se viver.Amar ao próximo, cabeça de vento.

Veja Deus na caridade de Madre Tereza, veja Deus na liderança de grandes homens como Mandela, veja Deus em cada ato de bondade.E então, você irá sentir, e então, irá agir, e então, irá ser grande, tão grande, como parte daquilo que é infinito.


Parem de julgar os outros.Parem de condenarem fulano e beltrano á lagos de fogo.Parem de agir mal.Parem de ser infantis.Parem de impor terrorismo.Sejam melhores pessoas.Não fiquem pensando em Apocalipse, em ira divina.Pensem em amor.Pensem em Perdão.Pensem em ser o melhor que vocês podem ser.

E então, vocês estarão pensando Nele.

E um certo Alguém sobre nós irá sorrir.

E, quem ainda tem divergencias sobre a visão de Deus, por favor, não se ofenda, não fique nervoso nem use de violência verbal.Já basta o Taleban e o cabelo do R.R Soares ^^

AD INFINITUM (Ou AD DIO =D)



P.s : alguém reparou como a nebulosa da foto parece uma mão ?

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Assisti o filme também.
Mas tive uma visão bem oposta a sua sobre a parte de "salvar vidas",acredito que é isso o que o filme quer passar, que não adianta (só)ajudar as pessoas estranhas,aquelas das quais nem sabemos o sobrenome.
O filme enfocou o lado família.Aquelas pessoas que estão ao nosso lado todos os dias,mas que nos machucam,magoam e nos fazem sofrer(ex:mulher do Caleb).
Nos preocupamos com coisas pequenas comparado com o que Deus reservou pra nós,mas não quer dizer que Ele não fica feliz quando exercemos nossa mansidão e bondade para com outros,só que a frieza,a falta de diálogo,de paciência,de compaixão e amor com os nossos pais,mães,irmãos,tios,avós,primos e amigos fazem nós perdermos "créditos" com Deus.As vezes uma atitude diferente da esperada pode salvar um dia,e por que não uma vida?
Acredito nisso,pena que as vezes meu lado "sujo" de ser humano esqueça isso.

Obrigada por me fazer refletir sobre algumas coisas que eu não estava dando mais importância.

Parabéns pelo blog Diego!
Adoro como usa as palavras e as escreve.
Um beijo.

putresco disse...

"Como alguém que faz um planeta com mais de cem milhões de espécimes diferentes, um universo tão vasto, poderia destruir tudo apenas porque não tem paciência pra dar uma segunda chance á sua criação ? Um Deus perfeito PORÉM impaciente ?

E, mediante minha visão de um Deus infinito, poderoso, organizado, justo e pacífico, e acima de tudo, amoroso, eu me perguntei : Como assim, salvar vidas não prova nada para Deus ?"


É igual ao John Constantine, matava um monte demônios ou os mandava de volta para o inferno achando que estava comprando Deus e levava uma vida de vícios e pecado.

Neste filme, como a Bárbara falou, o foco é a família, o cara acha que pode comprar Deus salvando vidas no trabalho, se acha um herói por ser bombeiro e salvar vidas, o cara não era humilde. Ele tem que salvar vidas por amor, não para jogar na cara.

"Como alguém que faz um planeta com mais de cem milhões de espécimes diferentes, um universo tão vasto, poderia destruir tudo apenas porque não tem paciência pra dar uma segunda chance á sua criação ? Um Deus perfeito PORÉM impaciente ?"

Deus nunca vai destruir tudo. A Terra foi feita para nunca ser destruída. Ele já deu muito mais do que uma segunda chance: deu uma terceira, uma quarta, uma quinta, uma milésima chance. Deu até o filho dEle para que pudéssemos ser salvos se nos arrependêssemos. Por isso o sacrifício de Jesus se chama Resgate.

"Não morreu pelos nossos pecados"

Morreu por nossos pecados sim e como você falou, veio TAMBÉM mostrar como se viver. Deus é simples mas tem que ser teórico para entender.


Seu caro raro leitor número um.

Oissac disse...

Eu assisti este filme com a minha esposa(na época), e me arrependo de não ter conseguido aplicar aquela ideologia no meu casamento.
Sabias palavras foram as tuas sobre Deus e seu imenso Amor.