• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

terça-feira, 29 de junho de 2010

Havia alguma coisa errada com o rei








"Toquem o meu coração, façam a revolução, que está no ar, nas ondas do rádio, no submundo, repousa o repúdio, que deve DESPERTAR..."

RPM - Rádio Pirata

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Eu não entendi muito bem quando aos oito anos minha professora de catequese veio falar de um cara chamado Francisco, que morava numa cidade chamada Assis, na Itália, e tinha largado, casa, comida, roupa lavada, dinheiro e mulheres para se dedicar a causas humanitárias, e isso em plena idade medieval, quando ser ativista era ser louco e talvez alvo da Igreja.

Até porque pra mim, na época, era impossível abrir mão do luxo em que eu vivia para ficar aí nas ruas, no frio, e etc.Dou risada ao lembrar do pensamento do luxo, porque na época tudo o que tinhamos era uma casa simples, alugada, que tinha uma cozinha, um banheiro, uma sala pequena e um quarto só.Nem tinhamos carro e tinhamos que andar consideravelmente para pegar ônibus.Tinhamos só uma televisão.E bem, meu único brinquedo era uma bola de posto de gasolina, além de um supernintendo surrado da época que meu pai estava bem no Bradesco, e que já tinha as mesmas fitas há uns três anos.

Depois, um pouco mais tarde, lá pelos onze, eu passei a questionar quem era aquele cara de boina e barba que aparecia em um monte de lugar.Me falaram que era Che Guevara, um guerrilheiro e bla bla.A parte legal disso é que muitos falaram bem, mas alguns poucos meteram o pau.Logo aprendi o que era direita e esquerda no pensamento político.

Com o passar dos anos, fui formando em mim o caráter, os ideais, conforme fui tendo experiências de vida.Tenho pais que felizmente, são boas pessoas, e já vi eles ajudarem pessoas desconhecidas mais de uma vez.Além disso, sempre morei na periferia.E nunca engoli muito bem ver coisas erradas, até porque meus pais eram meu exemplo.Meus heróis de infância eram meu exemplo.Como eu poderia ver o Batman combatendo o crime, meu pai socorrendo um guri com braço faturado, e eu ficar quieto vendo uma pessoa sofrendo na rua ?

Formava-se o novo candidato a herói.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Igualdade, Justiça e Liberdade são mais do que palavras; São perspectivas!

V de Vingança
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chegando a idade adulta, percebi que me incomodava, e muito, ir a restaurantes e afins.Eu me sentia, e ainda me sinto, péssimo quando pessoas ficam me servindo, quando só estão ali para trabalhar para o meu bem estar.Sei que é o emprego delas, mas para mim, lá no fundo, isso é errado.É como se fosse um alerta, aquele alerta que diz "cara, que merda é essa ?".

Na ultima vez que fui a uma churrascaria com meus pais, uma garota veio servir pastéis, e aí eu bem que queria, mas além da timidez, ainda senti esse problema da servidão.Olhei pra ela mas fiquei quieto.Meu pai percebeu e pediu pra colocar, aí automaticamente e sem meu consentimento, eu disse alto : "NÃO !".Todos pararam e olharam pra mim, e então, roxo de vergonha, perguntei, para tentar consertar, se queria saber se o pastel era de carne (!).

E depois, quando olhei para o lado, vi um senhor pegando latinhas.

Nunca me senti tão mal por comer fora como naquele dia.


Eu não sinto necessidade real de largar tudo que tenho.Não porque sou arraigado ao luxo já, mas porque sinto que isso não mudaria muita coisa.Dar meu notebook que me matei pra pagar a um estudante o faria feliz, dar meu videogame a uma criança mais ainda.Mas não quero mudar uns.Quero mudar muitos.

Também não acho que preciso pegar em armas e ir pra porrada como o Che.Aliás, é bom citar rapidamente : Ernesto Guevara era um jovem, rico, bonito, de saúde perfeita, quase formado em medicina, que já demonstrava certo idealismo, mas não fazia muito bem idéia dos problemas do mundo.Um dia, decidiu fazer estágio em um hospital de leprosos no meio da amazônia.E decidiu ir até lá de moto com um amigo.No caminho, viu coisas.E o Ernesto virou Che.Assim como vi coisas, também.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Toda revolução, no começo, foi apenas uma idéia na mente de uma simples pessoa"

Ralph Waldo Emerson

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por isso, sinto que não tem jeito.Não posso só casar, ter filhos, uma pajero na garagem e meu churrasco aos fins de semana, como muitos querem.Esse mundo não é ajustado para mim, e sinto muito, pessoas, mas eu não sei me ajustar totalmente a ele.Meu coração pede mudanças, e eu pretendo usar as habilidades que me foram dadas para tentar fazer algo.

Muitos me questionam : Ei, você se cobra demais.Ei, você se preocupa demais com os outros.Ei, você tem tudo pra ser feliz.Ei, você não consegue controlar isso ?

Eu lhes digo : não quero controlar.Quero deixar o fogo que arde tomar conta.Sim, porque ser como os outros irá me levar aos mesmos caminhos.Ser diferente é bom.É sinal de que irei a um destino diferente, e é fazer a diferença o meu objetivo.Não devemos nos importar em ter uma vida igual a de outros, porque percorrer um caminho que alguém já percorreu só irá levar aonde alguém já chegou.Faça diferente.



Eu me esforço simplesmente em pegar bons exemplos e tirar o que tem de qualidade neles.A persistência de Mandela, a coragem do Che, a diplomacia de Gandhi.Não preciso ir preso, nem salvar a Índia, nem derrubar o governo de Cuba.Preciso sugar o que eles deixaram de bom, e fazer as coisas do MEU jeito.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Se a princípio, a idéia não parece absurda, então não há esperança para ela"

Albert Einstein
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Acordar tarde, errar, conhecer uma pessoa errada, tudo isso me irrita muito, me sinto extremamente puto da vida quando coisas assim acontecem.Porque sei que é tempo perdido.Porque sei que pra quem quer ser grande, os segundos são vitais como o oxigênio.Não queiram me ver quando não ouço o despertador e acabo perdendo a manhã toda na cama.

Existe algo de errado comigo.E eu me sinto ótimo por isso.





AD INFINITUM

3 comentários:

Oissac disse...

Sou um grande fâ seu irmão. Não só pela sua grande capacidade em querer sempre o melhor pra você e pra todos a sua volta, mas principalmente pelo seu modo de pensar.
Nos dias de hoje, pensar em ser diferente e definitivamente remar contra maré, e isso nós entendemos.
Um for abraço cara e com certeza você fara a diferença, assim como você ja faz a difereça na vida das pessoa a sua volta (e na minha é claro).

Unknown disse...

"Não quero mudar uns, quero mudar muitos".

=]

Acho bonito isso, Di.
Mas pensa cá comigo: quanto é 0 + 1 ?
e 1 + 1 ?

Pra ajudar muitos, a gente precisa começar ajudando uns.
Porque uns mais outros se tornam muitos :)




'Pequenos detalhes mudam grandes histórias'.
Li isso em algum dos meus inúmeros livros. Seria pedir demais da minha memória lembrar em qual.
Mas é verdade.
Os pequenos detalhes faz as coisas tomarem rumos extremamente opostos, sutilmente, as vezes mais até do que as grandes coisas fazem.

Você é um pequeno detalhe que produz grandes mudanças nas histórias das pessoas. É você que não percebe.

Saudade de você =*

Mybiggestmistake disse...

Talvez você realmente tenha vindo ao mundo pra causar impacto.
Talvez você seja aquela peça rara, que sabe a que veio, que está pronto pra vestir suas botas de combate e lutar por seus ideais.
Talvez você só precise de asas, por que as lições de vôo já estão presas a você á muito tempo.
Talvez o mundo precise de clones seus... =)