• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

sábado, 16 de outubro de 2010

Cobrança e Expectativa




Ontem, ao ver uma reportagem sobre a queda da popularidade de Barack Obama nos EUA, eu fiquei pensando o porquê.


Obama tem níveis parecidos com o de Bush, o presidente anterior.Mas Bush foi sem dúvida alguma o PIOR presidente da história dos EUA, e um dos piores da humanidade.Enfiou o país em uma guerra terrível, com exorbitantes custos humanitários e financeiros ao mundo inteiro, por um motivo inexistente, afundou a economia em dívidas e contribuiu para o estouro da crise mundial.


E Obama ? De grande até agora, o fato de querer reformar a saúde para torna-la mais acessível a pessoas sem convênio.


É justo terem a mesma popularidade ?, foi o meu pensamento.


Se fosse pensar da forma mais superficial possível, poderia alegar que o fato dele ser negro ou de mexer em assuntos que incomodam as pessoas conservadoras influiu nisso.


E o fato é que talvez tenha peso sim, mas secundário.


Obama tem a mesma popularidade baixa de Bush porque as pessoas esperavam muito dele.


Esse é o ponto do post de hoje :

As pessoas desejam, sem pensar duas vezes, que você corresponda ao que elas anseiam.


Foi criado um clima mundial de que Obama tornaria os EUA um novo país.As pessoas não param pra pensar todos os entraves políticos que isso exige que sejam tratados para acontecer.Que o presidente não manda sozinho.Apenas desejam, e cobram.


Se pegarmos, de qualquer ponto de vista, o Governo Obama contra o Governo Bush, o primeiro tem dado um show de administração, enquanto o segundo envergonharia qualquer aluno de economia (Bush quebrou duas empresas das quais foi presidente antes de se eleger).


Mas, para as pessoas, Obama é tão ruim quanto Bush.


Entendem ? Elas descontam da pessoa a expectativa que criaram.Você pode ser uma pessoa formidável e acima da média, mas se o que as pessoas esperavam de você era que você fosse ainda mais do que isso, a tendência é que vejam você até menos do que uma pessoa normal.


É matemático.


Por vezes nos frustramos por conta disso.Quantos de nós já não tiveram que ouvir os pais nos comparando a fulano, cicrano, beltrano...e pior, quantas vezes ficamos desesperados, por saber que somos bons filhos, e parecer que eles não nos vêem assim ?


Nossos pais, por amor, querem que sejamos os melhores.E isso faz com que um "Você já é bom o suficiente" se torne tão temerário quanto um "use drogas, filhote".


Semana passada, Nelson Mandela, um cara que admiro demais, disse que detestava a imagem de que era um perfeito bonzinho.Mandela não está cansado da vida de luta e exemplo.Não se arrepende de ter mudado o mundo.Não quer ser um badboy, vestir correntes de ouro e dizer "yo !" sempre que cumprimentar alguém.Apenas quer andar por aí sem que as pessoas o olhem esperando que ele abra o mar ao meio e liberte os judeus do Egito.


Existe até a expressão : Não se cobra de quem sabe não poder cumprir.


Quem pode mais, é cobrado mais.Pode parecer justo, mas as pessoas não são deuses na terra que vislumbram passado, presente e futuro a hora que quiserem, para saber o potencial de cada um.Ainda assim, suas cobranças podem ser ilimitadas.


Por várias vezes, fico abismado quando as pessoas me contam coisas que fizeram para elas, e elas continuaram a se relacionar com as mesmas.


Alguém que foi traído, outro que foi atacado, não sei quem que foi enganado...


Me surpreendo porque mantenho um histórico indesejável de grandes amizades e potenciais relacionamentos amorosos jogados no limbo por coisas completamente idiotas.


Esses finais melancólicos e covardes sempre me davam dias e mais dias de sofrimento - por não entender como poderia acabar de forma tão estúpida algo tão profundo, e lançava sempre no ar aquele sentimento de viver em vão.


Uma discussão num dia que os dois acordaram com o pé esquerdo, um tópico do tipo religião em que os dois não concordam.


E refletindo, notei que a frase mais dita era "eu não esperava isso de você".


É estranho, revoltante.Você paga o preço por tentar ser sempre o melhor que pode ser.Quando não é ou larga mão disso, as coisas se esvaem.


Não me é estranho o fato de que a imprensa marrom, aquela, que tenta descobrir a todo o custo os podres de celebridades e ícones da mídia rende milhões até hoje.


Lá no fundo, muitas pessoas desejam que o bom não seja tão bom, que o bonito não seja tão bonito, que o campeão seja uma farsa.Pegue uma notícia do site do Terra, quando supõe que alguém famoso está usando drogas ou apoiando algum político, e veja os comentários.


Os mais acusadores e sujos possíveis.Provavelmente, as mesmas pessoas que gritariam "queimem eles !" a quinhentos anos atrás em algum julgamento (injusto) da Inquisição.


Desejam isso porque é mais fácil nivelar por baixo.Mais fácil quem está lá em cima cair do que eles tentarem subir e melhorar também.


Eu tenho evitado esperar muito dos outros, embora seja quase impossível.Mas é incrível como a vida se torna mais leve quando você passa a cobrar menos das pessoas, e a se cobrar menos também.Auto-cobrança é fundamental para evoluir, mas em níveis saudáveis.


Aprendi que por mais que me dê asfixia de tanta raiva quando vejo alguém errando por fraqueza de espírito, descer o esculacho na pessoa não adianta muito.Depois que uma ex-namorada minha chorou abraçada em mim pedindo diversas vezes desculpa, e eu levei tempo pra entender o porque de estar pedindo tanto, notei que saber que as pessoas poderiam fazer muito melhor do que estavam fazendo não me dava direito de exigir isso delas.


Talvez nem seja o tempo delas mostrarem tudo que podem.


Eu ainda preciso aprender a amar a existência das pessoas como elas estão no momento, e não cobrar que sejam líderes naturais a cada instante.


Minha vontade em ajudar as pessoas que gosto, do meu jeito de encarar meus problemas, infelizmente, torna meus relacionamentos pessoais altamente voláteis.Minha vida é um oceano, profundo, cheio de tesouros e histórias de marinheiro pra contar.Mas que não tem águas calmas para barcos em sentido contrário.


-------------------------------------------------------------------------------------------------

"Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, e sim seu julgamento sobre elas.E está em seu poder anular esse julgamento agora"


(Marco Aurélio)

-----------------------------------------------------------------------------------------------



Viver é um processo fácil na teoria, e difícil na prática.


Amar e corrigir a si mesmo é necessário para poder amar e ajudar aos outros.


Meu melhor ensinamento a vocês.





AD INFINITUM

2 comentários:

Fly Thought disse...

é, as pessoas sempre cobrando umas das outras. Confesso que esse post me deixou pensativa, comecei a recordar algumas coisas que já me aconteceram. Como a tal comparação que os pais cismam em fazer sempre com a gente, ou a tão famosa frase: "eu não esperava isso de você", por outro lado,me recordei que tbm já disse isso pra alguns individuos. :s
é, mais uma vez, você me surpreendeu com o post, e mais uma vez, me levou a pensar em coisas, que muitas vezez passam despercebidas em nosso cotidiano, e que você, com certeza, sabe nos mostrar de uma maneira inteligente,clara e espontanea, *-*
parabéns mesmo, a cada dia pelo blog!

Oissac disse...

É impressionante o que uma frase ("eu não esperava isso de você") pode fazer com você, ou como ela pode te levar a pensar em coisas do seu intimo.