• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Parecem claros, frios, distantes...




...Não tem nada a perder"

(Olhos Vermelhos - Capital Inicial)



Sempre me perguntei porque a crença popular dizia que o Inferno era um lugar quente.

Eu entendi, recentemente.

É porque é pra lá que todas as pessoas frias deveriam ir.

Sim, deveriam.Num ataque de megalomania, eu decidi julgar e condenar todas elas.É o mínimo que se pode fazer, lá no seu íntimo, pra se esconder a frustração de ser tratado como vírgula pormenorizada na existência.

Não, não se deve esperar sorrisos a granel por aí.

Como diria a Raposa, no livro Pequeno Príncipe, "se você não me cativas, será igual a todos os outros meninos que passarem por aqui.Mas se me cativares, será então, único e amado".

Mas e quando as pessoas claramente gostam quando lhes é do interesse, são boas com estranhos quando assim lhe parecem o melhor ?

Eu posso parecer um ingênuo.Eu sabia que esse tipo de comportamento existia.Mas não em um número tão alto.

Tudo começou na semana passada, na primeira sessão com a psicóloga.Entendi que não deveria pré julgar ninguém e tentar não me sentir nem superior nem inferior, apenas eu mesmo e aberto as pessoas e as experiências.

Felizmente, consegui me adaptar a idéia rapidamente.Não dominei como um mestre, mas já apresentei razoável melhora.

E eis que decidi sair por aí, conversando.Foi como se você sempre tivesse passado vontade a vida toda querendo comprar coisas, e aí ganha na Mega-Sena.Tu vai sair louco pelas lojas querendo comprar aquelas coisas.

E aí, acontece.

Tu descobre que as coisas maravilhosas não são maravilhosas.Que pessoas tem um comportamento que lhe faz questionar se ética, caráter e valor moral são invenções como papai noel e coelhinho da páscoa.

Veja só esse caso : no orkut, vi o perfil de uma garota que tinha cavalos.Achei aquilo muito legal.Mandei um recado, educado, dizendo bom dia, perguntando como ela estava e perguntando se ela praticava hipismo.

Resposta da garota :

"Sim, pratico.E daí ? Mais alguma coisa ?"

Fiquei assustado no primeiro momento, depois pensei : cara, ela deve ser de algum país no qual bom dia signifique vai tomar no ***.

Mas é lógico que não é.

A sensação que tenho é a de que, quando não sentem obrigação de ser gentis, as pessoas distribuem seu pior lado, afim de que se sintam melhor diminuindo outras.

Sinto que elas percebem que isso é errado (diminuir outra), mas o fazem livremente, por acharem que isso é ser original, ou ter personalidade, ou porque sentem que podem tacar o foda-se pra tudo que é correto e de bom senso porque as consequências desses atos não irão lhe superar o ego.

Eu ENTENDO que faz parte da humildade abaixar a cabeça e entender as cagadas e imperfeições alheias.

Mas será, que é TÃO difícil assim manter o mínimo nível ? Ao menos a educação ?

Vivemos numa sociedade em que atitude é desrespeitar o que merece ser respeitado.

Além da garota, outros cinco casos parecidos aconteceram essa semana.

Talvez por isso eu faça esse post fraco, mal escrito e tão pessoal.

Porque não sei o que fazer.Eu, eu não sei o que fazer com a falta de educação alheia.Eu fico com cara de idiota e me afasto.

E no final, a sensação é sempre essa : eu, Deus e mais ninguém.

Humanos.Quem precisa deles ?

(Eu)




AD INFINITUM

2 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo o que eu também tenho passado diariamente nos últimos tempos e também não sei como lidar com isso!!

Quando aprendermos, a gente compartilha!

Oissac disse...

Ola.
Talvez eu deve ter falado isso antes, mas em um momento anterior da minha vida eu iz várias sessões de Fonodiologa(o pelo que conversei com a Dra., é muito parecido com a psicanálise), e coisas muito interessantes me foram ditas, coisas que eu levo como lição comigo a cada dia. Creio que assim como eu evolui conhecendo e entendendo a mim mesmo, você possa passar por mais esta fase com grande vitória, e em breve mostrar seu eu LEÃO.