• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Terrorismo na Noruega : A chance de um grande exemplo






Aqui no Brasil, só ouvimos falar da Noruega, geralmente, quando sai o ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ou quando comparam os níveis ideais de criminalidade (a Noruega tem um dos menores no mundo todo) com os nossos níveis, ou quando falam em futebol ( a Seleção do Brasil tem uma dificuldade extraordinária em vencer a seleção norueguesa).

Mas hoje, os brasileiros que ligaram suas tevês, computadores, smartphones e rádios, notaram a Noruega por um motivo não muito agradável.

O país foi alvo de dois ataques terroristas, aparentemente ligados, no qual dois prédios do governo e uma ilha aonde acontecia uma convenção com jovens foram atacados.

Logo, as imagens começaram a correr o mundo : vidros estilhaçados, pessoas sangrando, e aquele vazio mortal nas ruas.É incrível como uma foto pode transparecer sentimentos como o medo.

O mundo está chocado, novamente.Irão se levantar vozes ativistas reclamando que se fosse em um país pobre, não pareceria tão grave.Outros apelando por mais uma cruzada.E ainda, aqueles (poucos, felizmente) que irão alimentar teorias conspiratórias totalmente dispensáveis.

O fato é que a Noruega é o país que todo ser humano deveria buscar viver.Não se mudando pra lá, mas tentando transformar seu país em algo parecido.Sua qualidade de vida, política externa e investimento social são admiráveis e temas para qualquer discurso bem feito sobre como gerenciar um país.

E, por ser um exemplo de como tratar decentemente seus cidadãos e o dinheiro de seus impostos, por ter uma população preocupada com a educação e as questões civis, a Noruega, mais do que nunca, merece continuar sendo o que sempre foi : um exemplo para o mundo.

Por isso, está nas mãos do primeiro-ministro (Jes Stolenberg, por sinal, alvo de um dos ataques), dar mais um exemplo ao mundo.Mostrar que o terror não pode vencer a esperança, a brutalidade não pode vencer a civilização.A liberdade de espírito acima da ditadura insana contra mulheres, crianças e qualquer pessoa fora do quadro imposto por fundamentalistas sem noção de amor e racionalidade.

Não há palavras melhores para este momento do que as do próprio ministro, em coletiva após os ataques :

"Você não nos destruirá.Não destruirá nossa democracia ou nossos ideais por um mundo melhor".


Vamos torcer, mais do que nunca, que uma decisão acertada seja tomada e o terrorismo perca neste caso.Vai ser um golpe profundo, e o início de uma fé em algo que antes parecia tão longe : um mundo sem humanos selvagens.



AD INFINITUM

1 comentários:

Oissac disse...

Isso ai!!!!! Força Noruega.