• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Violência : Essa Pica é Sua, Aspira !






Pra quem reclama que o brasileiro é pacífico e não curte uma discussão, as duas últimas semanas foram a surpresa do século.

Dois fatos de grande impacto ocorreram :

1 - Um menor, com passagens pela polícia por furto, foi espancado e preso á um poste por um grupo de transeuntes revoltados, que o acusavam de roubar uma bicicleta. Uma jornalista do SBT, Rachel Sheherazade, fez um discurso em rede nacional defendendo a atitude e execrando o menor.

2 - Durante protestos contra a passagem no Rio, Black Blocs entrarem em confronto com forças de segurança, e um inconsequente soltou um rojão na direção de uma praça com cinegrafistas e jornalistas. O rojão, infelizmente, acertou em cheio a cabeça de um cinegrafista, que viria a falecer dias depois.


-----------------------------------------------------------------------------------

Agora, quero que leia atentamente o trecho a seguir :

Esse é um texto para debater os rumos que as coisas têm tomado nos últimos dias. Irei expôr minha visão e ARGUMENTAR sobre. 

Caso você tenha algo a opinar, contra ou a favor, eu ficarei extremamente feliz se você compartilhar tal opinião - o debate sempre acrescenta quando bem feito.

Porém, devo dizer que, para manter o bom nível e todos ganharmos com isso, tais regras devem ser seguidas :

- Sem julgamentos infundados,opiniões levianas, ou ofensas gratuitas, ainda que tu ache isso a coisa mais correta e justa do mundo (isso será debatido abaixo, inclusive). "Ele é um filho da puta", "Merece morrer", "Eu faria o mesmo", e "Estou cansado desse país, queimem tudo", e PRINCIPALMENTE, "Você está ERRADO", são exemplos aproximados de expressões totalmente dispensáveis e que não irão ajudar a enriquecer discussão alguma, quanto mais o tempo de quem está lendo isso e se preocupa em ter algo inteligível na vida.

- Fundamente tudo que você afirmar. Não precisa citar Sócrates, é óbvio que não, mas por favor, este não é o programa do Datena, é um blog/texto feito para ajudar a todos nós (inclusive o escritor) a evoluir como pessoa/cidadão. Logo, é muito GENTIL da sua parte defender sua ideia explanando a mesma e citando, sempre que possível, exemplos práticos do que você acredita. Novamente, repito, sem leviandades, pelo amor de Deus. Uma observação diz muito mais sobre o observador do que sobre o observado. Lembre-se disso.

Dito isso, vamos lá !

-----------------------------------------------------------------------------

Você sabe o que é Justiça ? 

Bem, Justiça é um Conceito, uma ideia que se chega após um longo debate e que, teoricamente, seria a mais razoável para definir tal palavra. A galera que estuda Direito tem como matéria obrigatória a Filosofia, exatamente pra entender o porquê de algumas coisas da profissão, entre elas, a reguladora da Justiça : A Lei.

Agora, vamos pensar : Qual o seu Conceito de Felicidade? E de Maturidade ? Relação Séria ? Futebol ? Beleza ? 

Certamente você sabe qual. Mas já reparou que o seu conceito difere do de outras pessoas ? Você pode achar uma pessoa extremamente bonita e um amigo seu a achar feia. Ou você pode considerar Futebol algo apaixonante, único, um aglomerador de corações ao redor do globo, e outra pessoa pode considerar 22 idiotas correndo atrás de um objeto redondo.

Qual dos dois está certo ?

Resposta : a rigor, todos e ninguém, ao mesmo tempo. Não existe certo e errado para estes conceitos, pois eles são moldados através de vários fatores, como o ambiente em que crescemos, nossas influências, educação e, principalmente, personalidade - esta última, algo individual e único. Então leve em consideração que sim, certas definições de certos conceitos podem ser únicos e peculiares á você.

Mas isso não é problema. Afinal, você pode perfeitamente conviver com alguém que não curte futebol, embora você ame (sou eternamente frustrado por nunca ter namorado uma Palmeirense, apenas são paulinas e garotas que odiavam futebol). Desde que ambos respeitem essa diferença, tudo fica bem, e como futebol não é uma questão fundamental para regular a convivência entre as pessoas ou o que elas fazem, dá pra levar.

Mas e se fosse uma questão fundamental ? Todos nós temos conceitos diferentes. Como poderíamos conviver em paz e igualdade ? O conceito de quem se sobreporia ao de outros ?

Bem, assim é com o conceito de Justiça.

Quando eu era pivete, considerava muito injusto minha mãe mandar eu dormir no máximo as 21 horas (imaginem um moleque de oito anos fazendo bico e gritando incessantemente pela casa que queria ver o jogo da Libertadores ás 22 - sim, noites de puro inferno ocorreram em Osasco).

Mas minha mãe considerava justo, e, como ela era a parte mais forte ali, eu me fodia.

Ainda bem. Ela era minha mãe, era adulta, muito mais vivida, logo, tinha muito mais condição de saber o que era certo e errado pra mim, uma criança egocêntrica (como todas as outras, inclusive você anos atrás) e que achava que manjava tudo só porque batia mais tazos no intervalo e era o favorito da professora de Português. Felizmente, ela colocou os conceitos dela sobre os meus e eu fui guiado por eles até ter condições de ter meu próprio senso crítico e visão de mundo.

Agora, vamos enxergar a sociedade atual, aonde todos somos iguais e temos os mesmos direitos e deveres.

Qual é o senso de Justiça que prevalece ?

Bem, digamos que esse é um dos conceitos mais discutidos na história da humanidade, a milhares de anos, e  a definição que rege TODOS nós é a definição feita na Constituição do país.

Essa Constituição foi meticulosamente elaborada, e baseada em muito aprendizado do que deu errado no passado e nas ideias de muita gente inteligente pra caralho (desde Sócrates - olha ele aí ! - até John Locke), além das necessidades específicas do País.

E sua principal importância é a seguinte (muita atenção nesse trecho, se você tava quase dormindo tome cafeína) :

Considerando que todos tem conceitos diferentes (alguns podem ter conceitos muito parecidos, é claro, mas ainda assim, serão diferentes em algum detalhe) de Justiça, e todos tem direitos iguais, se não houvesse um Conceito "maior" regendo todos os outros, todo mundo ia tentar impor o seu conceito sobre os outros e...bem, não teríamos uma sociedade, exatamente. Seria algo estilo...Big Brother Brasil ? É. Sim. Sofra com a ideia tenebrosa de viver num lugar aonde todos tentam foder uns aos outros e Pedro Bial é Deus, sem nenhuma lei que procure harmonizar as pessoas e preservar seus direitos existindo e valendo ali.

Se não houvesse uma Constituição e uma força que a faz valer (Judiciário/Polícia/Bom Senso - esse último anda em falta), todo mundo ia poder fazer o que bem entendesse sob a desculpa de que isso era justo - OPAAAAAA ! OPAAAAA ! PAREM AS MÁQUINAS !

Vamos voltar muito rapidamente no tempo.

As pessoas espancaram e prenderam o moleque no poste, e a jornalista disse entrelinhas que isso era justo, pois as pessoas estão cansadas da ausência do Estado na garantia de sua segurança pessoal.

Porém, a Constituição (olha ela aí !) diz que agredir alguém é proibido (logo, crime), assim como prendê-lo sem motivo expresso e sem estar na condição de agente da lei, evitando seu direito de ir e vir (logo...crime !). E quem comete crime é...criminoso ! Putz ! Mas bandido bom não é bandido morto ? Agora fudeu !

Vejam, amigos, que não estou defendendo o moleque. Ele cometeu um crime, e como tal, deve ser julgado e punido conforme a lei, por pessoas preparadas para tal, cumprindo pena no sistema dedicado á tal fim.

Tudo isso acompanhado, garantido e é OBRIGAÇÃO do agente regulador e defensor da Constituição e da ordem no país, o Governo, junção dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

O sistema penitenciário/casa de infratores menores é uma merda ? Cobre o governo !

Você foi assaltado 90 vezes, mesmo pagando todos os impostos ? Cobre o governo !

Tá de saco cheio de ficar com medo de voltar ás duas da manhã e levar um tiro ? Cobre o governo !

Você fica revoltado com algum crime brutal e acha que a lei deveria ser mais dura ? Cobre o governo !

Você NÃO TEM o direito de fazer "justiça" com as próprias mãos, pois o seu conceito de justiça não é o mesmo que o meu, e partindo do princípio de que todos temos direitos iguais, se você faz a SUA justiça prevalecer, eu também poderei fazer a MINHA justiça prevalecer.

Pra você, justo é matar bandido. E se eu for meio pancada também, e pra mim justo for matar pessoas de shorts azul ?

Imagina só o seguinte diálogo :

"Então, João, seu filho acabou de levar oito facadas"

"Porra, mas como assim ? Que merda é essa que você tá me falando ?"

"É serio cara, foi lá na padoca. Ele tava de shorts azul e um cara achou aquilo injusto, foi lá e passou a peixeira. Já era véio, bom enterro procê"

"E VOCÊS NÃO FIZERAM NADA ?"

"Eu não, não acho justo me arriscar pelo filho dos outros".

Parece surreal e forçado ? Bom, esse é o mundo que vocês defendem quando mandam um "bandido bom é bandido morto, bate aqui (high five!)". É seu conceito ali, acima do conceito geral e de melhor bom senso.

Cada vez mais grupos de extermínio da Polícia tem surgido, e com conivência real de parte da população. 

Porém, são muitas as denúncias de gente morrendo á toa.

Imagine você estar na rua e tomar um enquadro, um espancamento e vários tiros pra ser desovado por aí, só porque tu mora num bairro de periferia, vestia as roupas que dava pra pagar e tava voltando de alguma balada no sábado a noite ?

Já vi gente dizendo que "duas da manhã só vagabundo fica na rua" ou "mas tem gente que tem ficha corrida". Poxa, o horário define caráter ? EU trabalho desde os 15 e já fiquei essa hora na rua. E ficha corrida ? Conheço cara que foi do crime, saiu fora, e hoje trabalha honesto de garçom num bar ali na Paulista. Sustenta os filhos e dá duro, nunca mais chegou perto de um 171. E aí ? "Merece" morrer ? E se um dia for VOCÊ ? Seu amigo ? Seu irmão ?

Tem que dar exemplo, galera. Queremos um país honesto, leal e sem violência ? Então, nada de aplaudir selvageria, justiça torta, chacina á rodo...pagar pau pra Rota porque é uma polícia com recorde de mortes em ação ?! Isso não é sinal de eficiência...e não é o mundo que queremos pros nossos filhos.

Colocamos a culpa no resultado do sistema, e esquecemos da causa. Engraçado notar que os países com qualidade de vida muito alta, como a Noruega, tem que fechar prisões por falta de criminosos, e aqui, com essa desigualdade gritante, a gente acha que a culpa principal é do cara que sai pra assaltar carteira, e não do cara de terno e gravata que rouba milhões e faz com que tenhamos uma das piores educações do planeta que só piora ano após ano !!! Custo de vida exorbitante, serviços públicos uma merda em decomposição, te passam pra trás até na fila do metrô, e, porra, a culpa é do indivíduo que nasceu já todo fodido ? Não cara ! Somos irmãos, eu, você, o cara da Febem, o empresário que emprega 200 pessoas e se mata pra manter a empresa operando, sim, somos todos vítimas em diversos níveis de algo que NÓS podemos derrubar !

Queremos matar o cara que faz merda, porque tá ali perto, é um só, é de carne e osso, é fácil descontar a frustração de viver num país cheio de mazelas em um de seus subprodutos. Difícil é admitir que sem luta, sem passeata, sem estudo, sem boicote, a educação não melhora, a desigualdade não diminui, a violência não cessa, e a gente vai ficando cheio de estádios novos e hospitais velhos...

Matar bandido não resolve nada, meu caro amigo. Mata um, aparece dez no lugar. Vou repetir isso pra ficar gravado : Eles não são causa, são consequência. Assistiu Tropa de Elite 1 e 2 ? No 1 eles perseguem bandido de favela. No 2, não. Eles vão atrás de outra coisa bem maior e real, e o final, ah, o final é simbólico e uma mensagem poderosa.

Você prestou atenção nela, ou só saiu cantando a musiquinha e gritando que bandido bom é bandido morto?  Acho que tu não pegou a real ideia da parada...

E, por fim, sobre os Black Blocs :

Meus mais profundos sentimentos pelo cinegrafista. O cara estava cobrindo o evento, estava na função dele, e um idiota qualquer atacou o mesmo.

Sobre isso, queria salientar : não, não acredito que só pacificamente a gente vá conseguir fazer o governo sentir a pressão popular. Fazer umas barricadas, bater o porrete na porta da prefeitura, do palácio do governo, do senado (como fizemos ano passado) é sim necessário. Mas NUNCA, NUNCA, devemos matar alguém, não importa se é civil, inocente, militar, os Power Rangers.

O movimento errou feio, merece sim a retaliação pesada que vem sofrendo da mídia e da sociedade.

Mas quero alertar sobre algo : Esse é o período em que o governo mais está temendo um protesto, pois o mundo está voltado pra cá pelo advento da Copa.

Ter algumas dúzias de gente fazendo merda na frente das câmeras é MUITO conivente para esvaziar os protestos, pois ninguém bem intencionado quer estar do lado de pessoas cometendo atos violentos aleatórios e sem uma liderança real, organizada e clara por trás. 

Se a Polícia reprimisse, mais gente se sentiria incentivada a ir pras ruas, mas quando os próprios manifestantes parecem não ter razão...

Já pensaram na possibilidade do governo estar por trás ? O que vocês acham ?


Obrigado por ler, e se possível, opine !





AD INFINITUMN
















0 comentários: