• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Certezas






"Alguém cai aos pedaços
dormindo sozinho
Alguém mata a dor
girando no silêncio
pra finalmente ir pra longe
Alguém se excita
numa capela
Apanha um buquê
Outro coloca uma dúzia
de rosas brancas sobre um túmulo
Ser você mesmo é tudo o que pode fazer...
Alguém encontra salvação
em todo mundo
Outro, apenas dor
Alguém tenta se esconder
Por dentro ele reza
Alguém jura verdadeiro amor
Até o fim dos tempos
Outro, foge
Separados ou juntos
Saudáveis ou loucos
Ser você mesmo é tudo o que pode fazer...
Mesmo tendo pago o suficiente,
tendo rompido
sendo impedido
toda simples memória
do que poderia ter sido
traços de amor
Não perca o sono essa noite
tenho certeza de que tudo terminará bem
Você pode ganhar ou perder

Mas ser você mesmo é tudo o que você pode fazer"

(Be yourself - Audioslave)


-----------------------------------------------------------------------------------------


Albert Einstein, pessoa que dispensa apresentações, tem esta como sua mais enigmática frase : "Deus não joga dados".

Ao meu ver, a interpretação mais clara desta frase é única : assim como a ciência, Deus é exato.Não existem outras possibilidades.O que é, é.Claro, sempre há escolhas.Mas exato no sentido de que se você somar dois mais dois, dará sempre quatro.Você pode escolher somar outros números para obter outros resultados, e nisto consiste o seu poder e direito de escolha.

Quando apostamos em algo ou alguém, estamos assumindo riscos, ainda assim.Fazer algo bom não significa que terá necessariamente um retorno em igual escala (como já visto no post Exemplos).Por que ? Por que se for perceber, tudo o que você faz depende de alguém no processo.E pessoas também tem escolhas.

Quando eu era criança, vi meu pai perder uns três carros.Era sempre assim : ele pagava umas duzentas parcelas que no final davam mais do que o valor do carro, e quando faltava mais umas quinze ele acabava perdendo o emprego ou arrumando outras dividas.E lá ia embora o tão sonhado patrimônio.A partir de coisas assim, eu passei a me apegar muito ao costume de comprar tudo á vista.Porque isto me dava certeza de que não perderia dinheiro,tempo e a coisa desejada.Uma segurança sem precedentes.

Um dia, eu sonhava acordado com relacionamentos.Me perguntava quem seria minha garota, quem andaria comigo, quem eu mostraria o que sei, o que sou, os meus segredos.O óbvio aconteceu, e após algumas desilusões, eu achei alguém em quem apostar.Foi aposta alta, daquelas de fazerem o carteador perguntar duas vezes se quer apostar tudo.Apostei errado, e perdi bastante.

A questão é : eu apostei tudo assim por que era um louco ou por que tinha certeza ? Pelo exemplo do carro você poderia dizer que era porque eu não tive um exemplo anterior em relacionamentos.Errado.Eu tive, e só apostei depois de quase seis meses de pura observação, e devo dizer, mesmo com toda a experiência que tinha, errei o alvo.

Depois de certa idade, só as pequenas coisas são feitas sem se perguntar antes.Meu tio dizia para mim quando criança : Pense sempre duas vezes.O primeiro pensamento é o impulso.O segundo é a razão.

E aí, quando você leva esses tombos, a pior coisa não é a pessoa ou a coisa perdida em si, mas os efeitos de saber que o erro foi seu.Perde-se muito da auto confiança, do desejo pela vida, do amor pelas causas.Não por que a pessoa o decepcionou;Mas porque você não consegue admitir que toda aquela certeza era errada.Assumir esta realidade significa que todas as suas ações envolvendo pessoas são de risco.O que é fato.Apostar em um namoro significará assumir que um dia você pode sofrer muito, apostar em um apartamento significa que você pode criar uma dívida colossal, apostar em uma aventura pode dar uma bela dor de cabeça.Tudo o que era perfeito agora tem uma placa gritando PERIGO com luzes e holofotes na sua cara.

Alguns acham que a graça da vida está nisso (Rocky, o Lutador, defensor dos que apanham todo dia da vida).Outros vão dizer que não precisam de ninguém (o que é utopia, até o Batman com seus bilhões de dólares e sua roupa ivulnerável não seria nada sem o mordomo que faz a bisnaguinha com manteiga para ele jantar).E tem até os que se negam, que falam que isso é coisa pessimista, que a vida é bela demais, o sol brilha, sexo é amor, e o câncer de pele e a AIDS não existem(Desconfie de algum passado hippie).Eu, particularmente, detesto admitir que sempre temos a possiblidade de quebrar a cara.Sou perfeccionista e chato.Meus erros me deixam muito puto da cara.Mas admito.E tento jogar o jogo.

Se você errar, bem, sempre tem o lado bom.Vai ter a lição.É tipo voltar para o último ponto que você salvou no videogame, e aí quando você se deparar de novo com aquela situação já vai estar mais esperto, seja se apaixonando ou comprando parcelado um carro do ano ou só correndo do zumbi gay em Resident Evil 3, aquele que sempre te mata antes do chefão.

Brincadeiras á parte, todos sabem que fiquei muito mal depois da minha última aposta.Mas quero ensinar para vocês o que aprendi na dor.Além da regra do amar sem esperar, agora também tem esta, do agir consciente e sem medo.Tenha uma motivação, e o perigo de se ralar todo de novo fica mínimo.Não importa se você tem 8 ou 80.Para tentar algo novo por você ou pelos outros, algo que seja bom, todo o tempo existe.Somos tão jovens, dizia Renato Russo.Pois então faça.Deixe as possiveis dores para depois.Não terá certeza do resultado.Mas terá certeza de quem você é.



AD INFINITUMN

6 comentários:

Bru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Toda moeda tem dois lados.
O sol é o centro do universo: os planetas orbitam em torno dele, em elipses perfeitas. É com o sol que os humanos se orientam: dia e noite são ditados por ele, e, consequentemente, toda a rotina da vida terrestre.

Parou pra pensar que até mesmo o sol erra? Em alguns lugares, há dias que os dias são sempre dia, e há dias que os dias são sempre noite.

O sol aquece em dias frios, mas também pode queimar, causar danos à pele, à saúde.

Cabe à nós decidirmos a hora e o intervalo de tempo certos de nos expormos a ele.
Mas uma solução muito simples para evitar queimaduras e machucados é não se expor. Mas e o frio, como é que fica?!

Nem sempre as soluções simples são as melhores.
Às vezes a gente pode errar, calcular mal o nosso tempo de exposição, e nos machucarmos. Mas serve de lição. Só se aprende errando.

Se um dia você for a um lugar desconhecido, e errar o caminho, fizer rodeios 'inúteis', 'perder tempo' e paciência, ainda que se passe muito tempo, você jamais vai errar o caminho novamente, pq vai lembrar das decepções que o erro lhe trouxe. Em compensação, se acertar de primeira, quando voltar a esse lugar, certamente não se lembrará do caminho, pq deu pouca importância, por ser 'fácil demais'.

Nossos erros são úteis. Nos ensinam muita coisa, que se grava em nossa mente como tatuagem. Aos poucos nosso intelecto, nossa alma e nosso coração vão mudando, como um diamante sendo lapidado.
Mas um diamante com vida. Imagina o quanto não dói? Ser martelado, ter de se adequar à vida. Dói, sim. Muito. Mas o importante é que, no final, de uma preciosidade bruta, nasce um tesouro sem estimas de valor.
Estamos aqui pra errar. Errar e aprender.

Mas aprendizado requer erros, sofrimento, provações.
Se tivermos medo de sofrer, significa que teremos medo de aprender. E, se tivermos medo de aprender, nossa existência deixa de ter sentido.

Livre arbítrio: viver, ou passar pela vida.

Inteligentes são aqueles que dão a cara à tapa :]

putresco disse...

Eu acho que a Mirella deveria assumir o bológue.

Deus não joga dados porque ele ganharia todas as jogadas. Acho que ninguém jogaria contra Deus.

Apatia é apostar na própria derrota.

Muito bom como sempre, Di, me afirmou meu ponto de vista!


Seu caro raro leitor nºum.

Unknown disse...

rs
Muito grata, Renato.

Mas, se me permite a ousadia, estou prestes a roubar o seu lugar de leitor número um :P

putresco disse...

Então teremos um duelo Pokémon aqui mesmo, mocinha!

Diego, eu escolho você!

Anônimo disse...

Nossa... eu sempre ouvi essa música, mas nunca tinha reparado bem na letra...

mensagem legal!

aliás, você andou bem inspirado mesmo, exatamente como havia dito... toda essa coisa de Deus e razão, escolhas e apostas...

concordo com essa coisa de que devemos tirar nossos tombos a motivação para nossos próximos passos... apesar da plaquinha de PERIGO, é assim que se aprende a ser você mesmo, não é verdade? sofrendo por si mesmo, reeguendo-se por si mesmo... claro que com tudo ao nosso redor que possa nos ajudar... mas no fim, quem sobre é você e mais nada.