• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Atos Influenciados




"O adormecer da razão produz monstros"- Goya



Certa vez, aos quinze anos, eu estava naquela que posso encarar como primeira crise existencial, e fiz amizade com uma pessoa que na época era minha professora.Costumava ficar sentado na escada do acesso ao átrio direito do prédio, lugar que com o tempo foi ficando mais povoado, conforme as pessoas percebiam que de lá se podia ter silêncio e ao mesmo tempo uma boa visão do portão de entrada e do movimento entre a sala dos professores e a biblioteca.
Minha amiga se dirigiu a mim e perguntou como eu estava.Resposta padrão do adolescente neurótico pseudoartistadepressivoquevaifazermuitosucessoecortarospulsos : Tô indo.
Ela conversou um pouco e me disse : "Se você se mantém bem consigo mesmo, o inferno não te toca".Quatro anos depois, eu entendi.E fiz um post (antes tarde do que nunca).


Primeira máxima : O inferno são os outros
"Podem acorrentar, torturar e destruir meu corpo, mas nunca aprisionarão minha mente" - Gandhi

Você, mais do que ninguém, sabe quais seus maiores medos, fraquezas e pontos cegos.Também sabe o que quer, o que pensa e o que precisa melhorar.

O que leva alguém a ter o dia estragado por outro ? Alguém que deixou um recado tendencioso no orkut da pessoa amada ? Um indivíduo que ficou tirando sarro da sua cara ? Uma pessoa que lhe prejudicou financeiramente ? Um estranho no trânsito ?

Quando alguém te prejudica de alguma forma, a reação inicial e mais comum é a raiva - ou a tristeza.PORÉM, é notável e aconselhável, que quando isso acontecer novamente, você perceba que o sentimento só se prolonga quando você o permite.Se tenta relevar e esquecer aquilo, o sentimento passa rápido e você continua normalmente seu curso, ignorando e sendo superior á interferência da outra pessoa.Porém, se fica remoendo na sua cabeça ou dá corda, o sentimento não só prolonga como se instala dentro de você.Sua paz de espírito vai pra onde Judas perdeu as botas, você se desgasta psicologicamente e isso terá efeitos diretos no seu organismo, isso se você também não cometer outros atos piores influenciado por tais sentimentos nocivos.Essa é a segunda máxima :

Segunda Máxima : Um erro não justifica o outro

"- Ei Moe, o que acontece se eu testar meu novo ultra moderno equipamento em você ? " "- Eu quebro a sua cara, Larry " (Os três patetas)

Preste atenção : Não há nada mais estúpido do que desvirtuar seus atos e seu cárater por causa de um erro alheio.Acha justo sair por aí dando patadas em todo mundo porque alguém te deixou puto da cara ? Ou que tal sair se relacionando com meio mundo de forma superficial porque alguém te decepcionou amorosamente ? Não seja tolo.

Toda pessoa pode ter o mundo, pode ser feliz, pode ter imenso sucesso profissional, e muitas vezes, vidas são interrompidas ou estragadas por atos inconsequentes ou impensados.Chega a ser irritante o modo como algumas pessoas perdem a vida de forma desnecessária, e como casamentos, carreiras profissionais e impérios financeiros gigantescos viram pó por causa de impulsos mal controlados que tiveram o erro de outra pessoa como partida (ou justificativa).

Aprenda a controlar seus impulsos.Seja mais você mesmo.



Terceira Máxima : Volenti nihil difficile (A quem quer, nada é difícil)


"Não sou escravo de ninguém, e nem senhor do meu domínio" - Metal Contra as Nuvens - Legião Urbana

Tenha determinação em tudo que faz.Se você tiver confiança no caminho que segue, não vai se lamentar pelos contratempos que aparecerem.Se realmente confiar no seu/sua namorado(a), não vai ligar para terceiros.Se você se esforçar para melhorar sempre, vai ver que os erros são lições.Tudo depende do modo como você vê as coisas.O copo pode estar meio cheio ou meio vazio.

Pessoas com idéias ruins tendem a fazer coisas ruins.Mesmo que o mar não esteja pra peixe, mantenha-se esperançoso, e assim irá agir inconscientemente para o seu bem.Quem tem força de vontade e coração de verdade, nunca se deixa afetar pelos outros.


Quarta Máxima : A pressa é inimiga da perfeição

"A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega,no momento em que eu queria ver" - Cuide bem do seu amor - Paralamas do Sucesso


Sábado, eu fui ao curso decidido á mudar de horário no curso de inglês.Mesmo já desanimado, fazer curso á tarde, num calor intenso e com Osasco entupida de gente e trânsito era de matar qualquer um.Paguei a taxa de transferência e fui assistir minha última aula na turma da tarde.Resultado : a aula foi muito boa, eu me diverti e fiquei arrependido.Se eu tivesse esperado pelo menos até o intervalo, teria mudado de idéia.

Essa é a outra influência nos atos : achar que só existe um momento.Pense duas vezes e observe bem antes de fazer qualquer coisa.Nunca deixe a pressa tomar conta de você.Se possível, quando em dúvida, converse com alguém de confiança.

Errar é comum, lembre-se.Mas um erro consciente é muito mais proveitoso do que um erro impensado.







Inicialmente, o post seria sobre equilíbrio, porém, o assunto é vasto e eu não posso abordá-lo de forma devida a vocês, caros leitores, por falta de tempo.



AD INFINITUM

2 comentários:

Unknown disse...

Ô criatura! Você lê pensamentos?! Cacilds, parece que esse post foi feito pra mim :~

DIIIIIIIIIIIII, PRECISO CONVERSAR COM VOCÊ!!!

o__________o

Thais Sant'Ana disse...

:S


Ficou realmente bom...


[pensando]