• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

domingo, 27 de setembro de 2009

Aparências







Diz a experiência humana que, quando se tem um trauma relacionado á um tema especifico, nunca mais (ou quase nunca) se procura fazer nada relacionado aquilo.

Isso pode dar certo quando aquilo é andar de bicicleta, comer peixe cru ou misturar leite com manga.

Mas, na maioria das vezes, nossos tombos da vida se resumem á nossas relações com outras pessoas.E em relação a isso, não há como fugir.

Sempre vivemos de aparências em relação aos outros.Conversando com um amigo, ele me disse que eu não me apaixonava porque não alimentava expectativas.Pode ser verdade.Mas bem, sem expectativas, sem tombos.E sem felicidade também ?

Hoje, dia vinte e sete de setembro de dois mil e nove, eu decepcionei muito alguém que gosta/gostava de mim.Me senti podre, e isso porque fui o mais sincero possível.Fui embora preocupado com o estado psicológico da pessoa.Nem pensei mais em mim.

Hoje, dia vinte e sete de setembro de dois mil e nove, algumas horas depois de eu ter decepcionado alguém, eu fui duramente decepcionado por duas pessoas.E porque ? Porque eu acreditei em aparências.

Já diz a velha música : "Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo".E eu deveria ter confiado nos meus olhos experientes, no meu coração calejado, nos meus pensamentos de aviso.

Mas, as aparencias não só enganam - seduzem.Então, eu acreditei em duas pessoas.Acreditei fielmente.E veja só : uma delas era meu amigo há anos.A outra estava entrando na minha vida agora, e mesmo assim, era especial já.E, qual a surpresa, quando da pior forma possível, eu descubro (pelos outros) que estou fazendo papel de bobo ?

Fui feito de bobo, porque me deixei levar pelo que as pessoas queriam passar.Não olhei nem considerei que eram seres humanos.E seres humanos mentem, tem orgulho, interesses e paixões mundanas.E para alguns deles, a noção de palavras como amizade e amor é algo muito bonito, mas quando tem haver com eles.Quando algo está no caminho, não vale muito.

Seria injusto eu maltratar ou generalizar.Tenho ótimos amigos.Irmãos.E é triste, porque hoje eu perdi um deles.Perdi a confiança.Perdi um pedaço do coração.Perdi um pouco do que há de otimista e sonhador em mim.E ganhei um pouco do que há de frio e desconfiado.

Eu gostava muito de uma música que dizia : "Eu choro quando anjos morrem".Hoje, três anjos morreram.Sem contar comigo.

Viva, e acredite sempre no que seu coração diz.Ame seus amigos, ame quem lhe cerca.Mas nunca coloque seu coração na mão de ninguém.Nunca acredite em palavras.Acredite no que vê, no que age.A mentira existe sempre, a consciência do errado nem tanto.Separe o joio do trigo.E quando errar, tire o sujo de perto de você.Quando machucar alguém, peça desculpas, e deixe o tempo agir.

Mas confie em você.Não confie em aparência.Ou mais anjos irão morrer.



AD INFINITUM

3 comentários:

Unknown disse...

Sim, as aparências realmente seduzem.

Renato Russo costumava abordar esse tema: além da frase que você citou de 'mais uma vez', tem uma em que ele diz que 'mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira'.

O pior de tudo é quando o coração da gente diz uma coisa, e a gente mente pra ele, dizendo que ele tá errado.. pensando mais com o nosso lado racional egoísta demais.

É muito ruim perder a confiança em alguem que a gente gosta muito... mas é inevitável - o ser humano erra com frequência. O que difere, de um para o outro, é o modo de errar.. Aquele que erra conscientemente, sabendo que está fazendo algo que pode machucar alguém, é absurdamente diferente daquele que erra tentando acertar. Cabe a nós sabermos 'separar o joio do trigo' :)

Fazendo uso de alguns clichês, pra finalizar: 'Confiança é como cristal, depois que se quebra, jamais voltará a ter o seu valor original'. Mas 'decepção não mata, ensina a viver'.

Bola pra frente, Di. Tudo na vida tem um propósito :)

Amo você, meu amigo.. Espero NUNCA decepcionar você, sua amizade é preciosa demais pra mim :****

Anônimo disse...

Inspirador - triste e ao mesmo tempo vingativo... um desabafo acho que seria a melhor palavra.

sim, nós decepcionamos e somos decepcionados. nós perdoamos e somos perdoados. nós amamos e somos amados. aparentemente.

nunca te veio à mente de que somos todos tão vulneráveis a ponto de sustentarmos aparências mesmo sem querer? aparências verdadeiras... falsas, inventadas, whatever!

perdoar sem guardar rancor é pura aparência ou ingenuidade... talvez desencargo de consciência. o que importa é que todos pensamos tanto em nós, como base, como sustentação... que nos esquecemos que pensando assim acabamos fazendo mal para os outros, sem até mesmo querer, do fundo do coração.

a gente faz daqui, toma dali... mas a gente sempre persiste achando que um dia tudo isso vai mudar. o que posso dizer numa hora dessas?

forças para suportar tanto sentimento em turbulência :)

a gente consegue!
beijos

Isabel Silva disse...

Sua amiga tem razão, 'mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira'.
Essa mentira que faz doer e pensar que tudo poderia ter sido diferente, mas não, não foi, tbm já confiei demais, e simplesmente em um ato inpensando tudo foi por água abaixo, ea codiana junto, nada volta a ser como antes, por mais que haja perdão.
Sempre vai haver desconfiança. Infelismente temos que passar por isso na vida, para enfim ver se a mentira que contamos a nós mesmos, que engana o coração, não vai ser pior descobrir a verdade quanto for tarde de mais...