• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama e o Nobel




Quantas vezes você já não assistiu um jogo, torceu por alguém em um concurso ou viu seu artista favorito em uma premiação e no final, achou o resultado injusto ?

Essa sensação de injustiça (que causa transtornos de vez em quando, como o rapper babaca que tomou o prêmio da mão da ganhadora do prêmio de melhor cantora no VMA) é comum por conta de nossos pontos de vistas diferentes.

Hoje, uma notícia percorreu o mundo, e não houve ser humano ligado em política e assuntos gerais que não estivesse comentando : Obama e o Nobel.

O Nobel é uma aclamada premiação, que todo ano, com uma rígida seleção dos maiores especialistas e autoridades em cada assunto, seleciona quem teve o trabalho mais importante em determinada área.São seis áreas: Paz, Medicina, Economia, Física, Química e Literatura.Foi fundado por um cara de sobrenome Nobel mesmo, que desenvolveu a Dinamite, e após ver tantas pessoas morrerem na guerra devido á algumas variações de sua descoberta, decidiu doar boa parte de sua fortuna á uma instituição que incentivasse o desenvolvimento para fins benéficos da ciência e que premiasse as pessoas que lutassem pela paz.Assim, nasceu o prêmio Nobel.

O prêmio Nobel da Paz é o mais famoso, por conta dos atos nobres de seus ganhadores.Gandhi e Madre Tereza de Calcutá foram alguns dos aclamados.Por conta disso, quando Obama foi anunciado, muita gente perguntou : "Que merda ele fez pelo mundo ?".

E bem, amigos, eu lhes respondo : aí está a grande jogada.

Ao premiar Obama, a instituição lhe joga uma obrigação histórica sobre a paz.Obama de fato não merece.Mas tem uma imagem pública a zelar e muito poder em mãos.Então, terá de fazer por merecer.O Nobel força o homem que é senhor da nação mais poderosa do mundo á usar este poder pela paz.Sendo assim, quem articulou nos bastidores toda a votação para que Obama fosse eleito não só deve ter uma influência considerável e uma genialidade política digna de Maquiavel, como também é o verdadeiro ganhador deste Nobel.Eu não faria melhor, nem de longe.

Este ano tem sido um ano de muitas tempestades para mim e para o mundo em geral, mas, lembrando uma célebre frase de Caio Fernando de Abreu, "Depois de cada tempestade, só vai sobrando o que é mais essencial".

Acredito mesmo que este Nobel é uma marca da evolução de nossa civilização, que agora tende a pensar mais no bem coletivo do que no mal individual.Mostra que a dificuldade fortalece.E dá esperança até mesmo para mim, que tive uma semana daquelas, á seguir em frente com a certeza de que também sairei mais forte desta.


E bem, finalizo com muita satisfação este post número 100, pois o primeiro post, quando digitado há um ano atrás, não tinha uma sensação de que o mundo estava entrando nos eixos como tem hoje, e que vale a pena repetir, é a grande intenção do blog.




AD INFINITUM

5 comentários:

Thais Sant'Ana disse...

*-* A cada post vc vem com esse seu jeito de escrever... eu amooo poder ler textos que trazem tanta sabedoria , eu me surpreendo com a linha de pensamentos que eles seguem...é tudo tão...tão inteligente.


mais uma vez Parabens !!!!


e viva o POst nº 100

-E2R- disse...

Sem dúvidas vc escreve mil vezes mais do que eu! Mto bom seu post numero 100. Achei sua percepção sob a "jogada" com o Nobel muito inteligente, mas acrescentaria: como pode um símbolo causar tanta influência sobre a humanidade? Não acha isso incrível? O Nobel é um símbolo, mais um na qual agarramos nossas esperanças e respiramos fundo com a esperança de que agora as coisas vão dar certo. Acho incrível como os símbolos fazem toda a diferença!

A próposito, gostei muito do que escreveu no fim do seu cometário em meu blog sobre os amores de infância. E obrigada pela opinião sobre o blog!

Abraço, E2R.

Unknown disse...

Pois é. Centésimo em grande estilo.
Puxa, vc tem um grau louvável de percepção das coisas do mundo, Di :]

Realmente, essa indicação (foi uma indicação ou já aconteceu a premiação? eu estou absurdamente desatualizada - bendito estágio) foi uma jogada de mestre.

ei, menino. Quando eu crescer, quero ser igual a você *-*

E, a propósito: Feliz dia das crianças, sweetheart ;*

Anônimo disse...

Também cheguei ao post número 100 esse mês :)

estamos na mesma sintonia então, acrtedito eu!!

"quem articulou nos bastidores toda a votação para que Obama fosse eleito não só deve ter uma influência considerável e uma genialidade política digna de Maquiavel, como também é o verdadeiro ganhador deste Nobel"

Adorei! e concordo. Melhor ganhador nem sempre é aquele que vai ser aclamado ou reconhecido, não é mesmo? às vezes os bastidores fazem toda a diferença e aí é que está a jogada... não é pra gente perceber e é isso que torna tais atos nobres.

Os posts anteriores me deixaram muito orgulhosa de ter encontrado esse blog por acaso, viu? adoro seu sentimento sincero de que há coisas a discutir, então vamos discuti-las mesmo com a possibilidade de que podemos cair em papos clichês, sentimentos clichês... é inevitável, porém, você sabe como lidar com isso de uma forma inteligente. por isso se torna interessante.

îsso também torna as nossas possibilidades de ação mais palpáveis.

enfim, terminando...
eu dedico alguma música pra você lá no show do AC/DC e você não me respondeu... você trocou de orkut? pq eu tinha o seu!

é isso!
boa semana!
beijos

Bru disse...
Este comentário foi removido pelo autor.