• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

21





E então é chegado o tempo de assoprar mais uma vela.

De ouvir mais ligações.

De responder mais recados.

De dizer o maior número de obrigados em um único dia no ano.

De abraçar até sentir dor nas juntas.

De sorrir espontaneamente mais do que você está acostumado.

É o dia do ano em que, mais do que nunca, costuma-se ter um dia de celebridade regional.

O ônibus parece parar bem na sua frente pra subir.As crianças parecem lhe admirar.E as garotas parecem se interessar.

É o aniversário.O grande dia para todos nós desde que somos crianças.

Eu completo 21.Como no jogo de cartas.Como a vida.A vida é um jogo de cartas.Somos seis bilhões de jogadores no mundo.E Deus é o carteador.

Mas não há azar , ou sorte, ou perdas irreparáveis.

Apenas novas pessoas saindo e entrando na mesa.Indo para outras mesas.

E aqui, apostamos.Alguns apostam tudo.Outros apostam um pouco.Alguns não apostam.E tem aqueles que simplesmente jogam todas suas fichas no lixo e desistem de jogar.

Mas a vida é um jogo complexo, e não se desiste.

Quem acha que perdeu aqui, irá se surpreender ao ver outras mesas por aí.

E no dia do seu aniversário, muitos jogadores olham pra você.Eles sorriem e lhe desejam todas as fichas do mundo.

Porque gostam de você.Porque querem o seu bem.Porque são bons jogadores.E bons jogadores sempre querem jogar ao lado dos melhores.

O que aprendi nos últimos 365 dias ?

Ah, leitores.

Aprendi a ser o tudo, e aprendi a ser o nada.Aprendi a ser o começo e o fim, a esperança e a racionalidade.

Eu aprendi tudo isso, mas em partes.Aprendi um pouco de cada, mas não de forma completa.

Afinal, 2009 foi um ano tão conturbado, não ?

2010 merecia ser um pouco mais tranquilo.Um desafio pequeno aqui, um maior ali.Pessoas novas.

A vida nos presenteia do jeito mais apropriado.

Um pedido ?

Humildade.É.

Humildade.

Porque humildade não é ser bobo, nem abaixar a cabeça pra tudo.Humildade é colocar o coração acima do orgulho, e compreender nossas limitações e as limitações alheias.Entender que ser grande leva tempo.Né, Diego ?

Eu peço humildade.

Hoje, em plena véspera, voltando de uma sessão, e cheio de sacolas do supermercado, cansado, uma criança aqui da rua, que simpatizou comigo desde a primeira vez que me viu (crianças são um eterno mistério), me cumprimentou e perguntou o que eu achei do campeonato brasileiro de futebol.

Disse que fiquei triste pelo meu time ter ido mal.

Ele gostou da resposta e fez um jóia.

Eu subi a rua, e um cara num carro chamou ele.Disse algo do tipo "aquele gordinho viad...".

Não sei se pelo que comentei do time, ou porque sentiu vontade de agir mal.

Me senti chateado, afinal, é natural pra quem tenta ser gentil com os outros, esperar o mínimo de respeito, ao menos, como troca.

Não gostei de ser taxado de gordo daquela forma, pois me lembrou a pré-adolescência conturbada, quando garotos de rua faziam o mesmo tipo de comentário.Não gostei de ser chamado de viado, porque não sou preconceituoso, mas sou muito certo a respeito da minha heterossexualidade e não gosto que pensem o contrário.

Mas e daí ?

O que mudou de 1999 pra 2010, Diego ? As pessoas continuam a caçoar !

Sim, continuam.

Mas eu mudei.Eu aprendi a ir relevando, aprendi a ser mais profundo, a melhorar.

E talvez os garotos também tenham amadurecido.

O cara do carro é só outra pessoa que está atrasada na linha da vida.Está mais longe de Deus.E um dia vai melhorar também.Se eu for daqui a cinco anos no Marrocos, e alguém me xingar gratuitamente, não significa que as pessoas não mudam.

Só que cruzei com outro cara atrasado.Pior pra ele, oras.

O inferno são os outros.Preocupe-se com você.Você está aqui para se melhorar.Quando tu vê um aluno atrasado na classe, e atrasado por que quer, você deixa de se aplicar nos estudos pra descer ao nível dele ?

Não.Tu continua, porque sabe que é importante.

E todas as pessoas maravilhosas que se encontra por aí ?

Hoje, no ônibus, uma garota realmente bonita, e entenda isso como maravilhosa, ajudou uma mulher com sacolas a descer do ônibus.Não que isso torne ela uma garota super-ideal, mas só adicionou a ela uma qualidade a mais, sendo que o tonto que lhes escreve já olhava adorado para a mistura de pele clara com cabelos escuros e olhos castanhos, além daquele vestido lilás.

A típica garota que no prézinho era a disputada da festa junina.E ainda assim, foi mais homem do que muito macho suado, e ajudou a mulher.Eu já estava cheio de sacolas nessa hora, seus manés !

Chego em casa e meus pais me recebem descendo a escada rindo de felicidade.Eu lembro das notícias de pai matando filho, filho matando pai, de gente orfã e gente brigada.Lembro de tempos em que pessoas eram mortas em fornos com gás, só porque eram dessa ou daquela etnia ou religião.De histórias arrepiantes como a de uma mãe que teve que escolher entre os dois filhos, qual soltar quando a correnteza apertou e ela sentiu que se segurasse os dois, os três iriam morrer.

Eu só tenho que escolher qual abraço primeiro.

Percebem a sorte que tenho ?

E então eu penso em todas as guerras que já aconteceram e acontecem por aí.Em como soldados se lançaram a morte para defender o mundo do mal nazista.Em como pessoas deram o sangue por um país com direito á voto.Em como deve ser exaustivo para o meu falecido avô sustentar sozinho toda a família que décadas mais tarde teria como um dos frutos...eu.

Eu tenho que ser grato aos Aliados, aos estudantes dos anos 60, aos meus pais e avós, aos meus professores, aos meus amigos, as minhas namoradas, as minhas quase-namoradas (haha), aos meus ídolos, aos meus exemplos cotidianos, a Deus, ao meu time de futebol, a pipa lá no céu em uma tarde da infância, ao por-do-sol lindo em 2008, ao senhor puxando papo em Minas, ao diretor carrancudo, a garota de lilás, e até ao cara que me xingou e a todas as pessoas que me prejudicaram.


Tenho que ser grato a todos vocês.

Porque aprendi o que aprendi, e sou o que sou, graças a vocês.Porque se hoje vivo com a possibilidade de expôr minha vida e receber o parabéns de valiosos companheiros de luta, é porque milhares lutaram através dos séculos por um lugar mais igualitário.Um lugar ideal.

Eu, e você também leitor.Vamos agradecer antes de dormir á todos os nossos ancestrais, e a todas as pessoas possíveis, por estarmos aqui.Por ter uma chance, ou melhor, dezenas delas, a cada nascer do sol.

Eu ainda preciso aprender muito.

Preciso aprender a não ter pressa.Preciso aprender que as coisas levam tempo.Preciso aprender que embora eu seja senhor do meu destino, não sou senhor do destino do meu vizinho, nem do cobrador, nem do meu chefe.E que meu destino está interligado ao deles.Preciso aprender a me melhorar por fora e por dentro.A perdoar.A amar ainda mais as pessoas como se não houvesse amanhã.

O amor, esse não tem idade.Faça 21, ou faça 21 mil.O amor sempre será a chave para a eternidade da alma.

7686 dias.


Meu maior obrigado a todos vocês.


AD INFINITUM !!!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Palmeirense mais querido que conheço. Pois é, tô sumida dos comentários, mas saiba que sempre que posso dou uma olhadinha aqui no blog, seus textos me fazem bem, fazem eu lembrar de ti como o "menino que vai mudar (talvez só melhorar, mas tá fazendo muito mesmo assim)o mundo". É, aniversário, normalmente cheio de clichê, na verdade eu deveria estar te parabenizando e desejando tudo de bom e blá blá blá, mas eu não torço por ti somente um dia do ano, em datas comemorativas, mas torço a todo momento, pois pessoas como você são extremamente raras. Não temos aqueeeele contato, mas é o suficiente pra eu perceber que sorte eu tive ao adicionar esse garoto. Eu gostaria de comentar mais vezes no seu blog, saber o que te dizer quando você precisa ouvir algo, mas infelizmente eu acho que tudo o que eu tenho pra dizer um grande nada, coisas óbvias demais. O lado ruim de você demonstrar força é esse, as pessoas acham que você aguenta tudo e sabe tudo. Cara, se Deus colocou uns anjos na Terra, com toda certeza você é um deles. Obrigada por compartilhar tudo isso conosco, por mostrar que a felicidade existe sim e estão aí, nas pequenas coisas, obrigada por ser assim, tão você. Boa sorte nos seus próximos 365 dias. Adoro tu ;) E quando eu crescer, quero ser igual você. Juro, rs.

Calles Sports disse...

Eh, ficar mais velho pra muitos é algo ruim... mas na real, é justamente o contrário. Esse é o ciclo permanente, hoje choramos as perdas e ao mesmo tempo comemoramos as conquistas... faz parte do ciclo.

Aproveite o que a vida tem de melhor, sonhe, mas com os pés no chão porque praticar é muito mais saudável e divertido que só observar a vida passar pela janela.

Resumindo o post. FELIZ ANIVERSÁRIO.

Abraço
Jonny