• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Profissão : Viver






Agere non loqui (Agir, não falar. — Provérbio Latino)

Guilherme era um cara de vinte que desde o começo da adolescência sonhava em ser médico.Se matava de estudar, se formou em colégio particular, fez anos de cursinho.Muita pressão, muita concorrência.Guilherme tinha outros problemas na vida, normais para alguém da sua idade, como questionamentos internos sobre Deus, personalidade, auto estima.Tinha TUDO, absolutamente tudo, para desistir.Escolher algo mais fácil.Ouvir a maioria das opiniões.Mas o cara não desistiu.E, essa semana, ele passou na PUC em Medicina.

O caso dele reflete bem o valor da expressão "levar a vida a sério".Pra maioria das pessoas, levar a vida sério reflete alguém que se mata de trabalhar, estudar.Definição correta ? Não.

Levar a vida a sério é dar valor a ela, as oportunidades, aos sonhos e respeitar tudo que se movimenta e respira, principalmente humanos, que devem ser encarados como alunos da vida, e portanto, devem ter seus possíveis erros compreendidos e nunca seus possiveis potenciais desprezados.

Na terça feira, mesmo, comprei uma rosa para levar a minha namorada.Comprei em minha cidade mesmo, pois conheço a dona da floricultura e tenho simpatia pela bondade da mesma.Levei no trem e no metrô, e em meio a olhares de alguns, uma senhora simpática fez questão de atravessar muita gente na escada rolante só pra me abraçar e me parabenizar, de forma muito efusiva, pelo ato de carregar uma rosa para alguém, e me disse que aquilo era homem de verdade, que eu não deveria ter vergonha de mostrar como era belo o meu ato.Claro, fiquei totalmente sem reação, na primeira vez do dia.Eu amo, de verdade, ser surpreendido pelo ser humano assim.Apenas agradeci, mas percebi que foi como se ela tivesse renovado a esperança na nova geração.

E então, entendi que se para alguns dos milhares de passageiros que cruzaram comigo, alguém levando uma rosa seria algo comum ou até banal, para aquela senhora ou algumas outras pessoas, foi uma boa ação, um ato romântico, uma espécie de heroísmo da gentileza no meio da selva de má educação.Entendi que, fazer algo diferente pra agradar alguém que se gosta e acabar influenciando pessoas positivamente por isso, também é levar a vida a sério, porque como defini a expressão, eu respeitei e valorizei um aspecto da vida (relacionamentos pessoais).E, acabei, de quebra, me aproximando do meu sonho de ser uma referência positiva para as pessoas, para que façam coisas boas, para que se sintam bem.

Depois de ter entregado a rosa, eu percebi que volta e meia eu tenho a tendencia de me lamentar sobre minha aparência ou coisas do tipo para as pessoas que mais gosto.Isso fere a definição de levar a vida a sério, pois eu estava me desrespeitando.Portanto, quem foge das coisas sérias se aproxima da futilidade, e definitivamente, ficar se depreciando á toa é algo muito fútil.Me senti meio mal, aquela sensação de "fiz merda", de querer arrumar.Estou no começo de um relacionamento com um certo alguém, e não quero passar uma imagem errada por não saber controlar minha auto estima e meus pensamentos.A vida é algo importante, encontrar alguém especial é algo mais importante ainda.

Na mesma terça, uma professora teve um surto aqui no trabalho porque o sistema de notas e faltas estava falhando, e então eu corri para tentar ajudar.Nota-se o fato de que eu não tinha nada a ver com o problema e que não sou eu o responsável pelo sistema.Mas, se eu não fizesse nada, a mesma ficaria nervosa até Deus sabe quando, e eu seria cúmplice disso.Resolvi o problema, e ela, aliviada, pediu desculpas por ter descontado em mim a frustração.Sendo assim, em um único dia, influenciei positivamente duas pessoas, ao menos.Eu levei a vida a sério.

Viver, é algo que foge de qualquer entendimento, dizia Clarice Lispector.Mas, é preciso muito cuidado em analisar a frase.Não devemos viver como se a vida não tivesse lógica ou sentido.Devemos ter objetivos, planos, missões, sonhos, e viver para isso.Para barco sem rumo, qualquer vento serve.

Sendo assim, devemos ser "profissionais".Nunca nos atrasarmos para nossos encontros, sejam eles familiares, amorosos, com amigos.Nunca falar mal dos outros no ambiente MUNDIAL.Nunca pedir aumento de benefícios, e sim, fazer por merecer.Não jogar a culpa em outras pessoas.Fazer bem a sua parte.Gostar do que faz.Ter ambição de subir e melhorar.Etc, etc, etc...


Então, ao ouvir a expressão 'Profissional da vida', não pense nas palavras Médico (versão bonitinha) ou Prostituta (versão mal educada).Pense em pessoas de valor.


E você, é um profissa ?


Até mais, caros raros.

AD INFINITUM

4 comentários:

Unknown disse...

(É o Zulli??)

Muito bom o post!!!

Acabou de fazer por merecer mais um fã (na verdade eu já era faz tempo, rsrs).
2 posts lidos e quase me fez chorar, não simplesmente pela forma de escrever, mas sim pelo o que foi escrito. Percebi que você pensa (até onde eu percebi) exatamente como eu! A diferença: Você age.
Ter essa forma de pensamento com relação as coisas e influências sobre as pessoas ao seu redor, acredito que muita gente pensa, mas poucas agem!

Coloco em ação apenas 40% do que penso como deveria ser, vou me esforçar pra aplicar uns 60%, apartir de agora.

Thanks Lhamaa!

Unknown disse...

Guilherme A. Zulli aqui

Cara, simplesmente fenômenal...
Estou lisonjeado de ter tido uma referência nesse blog que eh escrito com tanta perícia e paciência...
Fico mto feliz msm. Poucas vezes senti alguma coisa desse tipo. Acho que naum tem nome ;D

Muito Obrigado...

Kaah disse...

É Dieguito,mas uma vez me surpreendeu!
E com relação a senhora que lhe disse sobre carregar a rosa,adorei!Andar com algo assim ,sem ter a vergonha,é realmente um ato de cavalheirismo.Uma coisa tão simples,porém com muito sentimento.

As pessoas poderiam ser mais assim , espontaneas.Seria Legal,ouvir esse tipo de coisa ao sair na rua,mas claro, ouvir algo importante,como vc ouviu.Muito fofo da parte dela de poder compartilhar com você uma opinião dela "de você".

Unknown disse...

Ufa, agora sim.. reconheço o estilo literário do meu amigo :] me orgulho de você :***